top of page

14° HEAVY FEST : MORTOM - Fidelidade as raízes do Thrash Metal

Formada em Betim/MG a banda Mortom apresenta um Thrash Metal vigoroso e com fortes influências dos grandes nomes do estilo nos anos 80. O capricho na produção e o bom gosto nos timbres de guitarra, aliados ao vocal poderoso de Flávio Amaral cativam o ouvinte logo na primeira audição. Para nossa satisfação a Mortom está confirmada no Heavy Fest dia 18 de março e foi em torno desse evento e buscando conhecer melhor a história da banda que elaborei essa entrevista com o Flavio Amaral, confira:




Sabazinho : Primeiramente comente sobre o início da banda e sua proposta musical:


Flávio : Primeiro gostaria de agradecer ao apoio e a oportunidade de tocar no 14 Heavy Fest, valeu demais o convite. O Mortom foi formada em 2006 sempre com o objetivo de fazer e divulgar nossas músicas. As principais influências são as bandas Thrash metal oitentistas. Na época a banda contava com 5 integrantes sendo que eu sou o único remanescente da formação original segurando o baixo e os vocais e o guitarrista hoje é o Marco Vieira que também assumi os backing vocals. Hoje o baterista é free-lance.


Sabazinho : Quais bandas influenciaram diretamente no som da Mortom?


Flávio : As principais influências vem de bandas como Sepultura, Overdose, Metallica e até uma “pitada” alá Ratos de Porão. Minha principal influências nos vocais é nosso grande mestre Max Cavalera.


Sabazinho : A Mortom lançou um excelente EP e ótimos singles, como foi a repercussão desses trabalhos?

Flávio : Retornamos as atividades no final de 2019 com a proposta de nos profissionalizarmos e lançarmos um trabalho que marcasse esse retorno e acreditamos que o EP foi o ponta-pé inicial para consolidarmos na cena novamente. Teve grande repercussão rodando em várias WEB RÁDIOS, tanto nacional quanto gringas. Foi um trabalho muito bem aceito pela galera com ótimas críticas. Conseguimos vincular o clipe da música FACE OF DEATH na Musicbox Brasil e na Clipecom Brasil, canais de TV por assinatura mostrando que é possível o metal voltar a ter reconhecimento.


Sabazinho : Em minha opinião esses trabalhos honram a tradição do Metal mineiro, colocando a Mortom num patamar de destaque em termos de qualidade, esses materiais poderiam perfeitamente fazer parte de um álbum completo e ser lançado, por exemplo, pela Cogumelo que é nossa principal gravadora. Houve algum contato ou possiblidade disso acontecer, com a Cogumelo ou outra gravadora?

Flávio : Ficamos honrados pelo seu depoimento e felizes que conseguimos manter as raízes do nosso Metal Mineiro, pois acreditamos que fazemos parte desta geração, muito obrigado!Apresentamos sim, nosso trabalho a várias gravadoras de forma virtual (atravéz das divulgações pelo instagram, plataformas streamings etc…) e a Cogumelo foi uma delas, infelizmente, não tivemos um contato pessoal com o joão ou a Pati e nem retorno do trabalho apresentado. Estamos na fila de audição de uma grande gravadora gringa e existe a possibilidade de uma gravadora Européia lançar nosso “debut” álbum, mas como estamos no início das conversas ainda não podemos divulgar. De qualquer forma já estamos nos preparando para entrar para estúdio novamente e voltar as gravaçõesmeados desse ano.


Sabazinho : A Mortom tem uma carreira com shows em outros estados, eventos bem interessantes pelo que vi. Comente sobre esses shows, as aventuras na estrada e a recepção da banda fora de Minas Gerais:


Flávio : Cara, esses eventos fora do estado são gratificantes demais apesar da correria que é realizá-los. Ainda não fizemos grandes tournês, mas bons shows em SP e RJ, sempre muito bem recebidos e com u público bem bacana nos prestigiando, a galera adquiriu nossos merchan´s como camisas, copos chaveiros e isso já demonstrar que o trampo foi reconhecido. Um fato muito bacana foi quando tocamos na calçada da Galeria do rock em SP, dois logistas curtiram tanto o som que fecharam suas lojas e desceram para nos assistir, foi muito massa e nos comprimentaram falando que “honrramos” o metal mineiro, isso pra gente foi uma grande surpresa e identificamos ali que realmente estamos conseguindo realizar o que nos propomos a fazer, mostrando que estamos no caminho certo e devemos continuar na resistência.

Ainda em SP no bar Caveira Velha em Jandira tivemos todo o suporte do Alan (dono do bar) com estadia, alimentação e cachê, o público foi simplesmente brutal novamente. Já estamos acertando para voltar a SP e RJ em meados deste ano. Estamos também em parceria com bandas do CE e Bahia para fazermos apresentações por lá e também trazer eles a BH.


Sabazinho : Atualmente estão preparando algum novo lançamento?


Flávio : Se tudo correr bem, entraremos para estúdio em meados deste ano.


Sabazinho : A Mortom está confirmada no Heavy Fest dia 18 de março em Conselheiro Lafaiete/MG, cidade que é reconhecida pelo espaço as bandas autorais e por ter na história shows de bandas nacionais e internacionais que hoje são destaques mundiais. Qual a expectativa pra esse evento?


Flávio : São as melhores possíveis, sabemos que esses eventos já são tradicionais na cidade e, como já citamos, estamos honrados e agradecidos pelo convite. Esperamos que a galera esteja preparada para quebrar pescoços porque faremos de tudo para que seja um show inesquecível, estamos sedentos de metal na vêia pra detonar dia 18 de Março.


Sabazinho : Quais materiais da banda estarão à venda no Heavy Fest?


Flávio : Infelizmente ainda não lançamos o material físico e a princípio levaremos camisas da banda para venda com valor bem acessível para galera.


Sabazinho : Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:


Flávio : É isso ai, muito grato pelo apoio e espaço para divulgação do nosso trabalho; não podemos deixar de agradecer ao baterista Guilherme Leopoldino da banda Sturzen que está segurando as bateras conosco nestes shows até conseguirmos um batera fixo, valeu brother!!!

No mais galera, apoiem as bandas independentes, escutem as músicas nos streamings como spotify, deezer etc… coloquem nossas musicas (e as musicas das bandas independentes que vocês curtem) em suas play list, isso é muito importante para todos (as)!

Deixo aqui os links dos nossos trabalhos, Muito obrigado!

Stay thrash!

Clipe FACE OF DEATH:

https://www.youtube.com/watch?v=wpRIKXPM6lI

Clipe live in studio de BURNING YOUR BRIDGES:

https://www.youtube.com/watch?v=C8v634QKgH8

Demais redes sociais:






SERVIÇO COMPLETO :


14º HEAVY FEST


SILENT CRY – A lenda do Gothic/Doom Metal – Governador Valadares - MG Lançamento do novo CD Terra


TANTUM – Heavy Metal – Belo Horizonte – MG


MORTOM – Thrash Metal – Betim -MG


Data: 18 de Março

Horário: 20 horas

Local: Milênio – Rua Doutor Victor Bhering, 310 B, Bairro Angélica, Cons. Lafaiete- MG

Ingressos antecipado: 30 reais

Promoção: Combo ingresso antecipado + CD Silent Cry “Terra” : 40 reais

Ingresso na portaria: 35 reais

Pontos de vendas: Bar do Banha- Praça Barão de Queluz,150, Centro Sympla Pix (31) 98883 3052

Classificação 18 anos

Maiores informações: (31) 988833052








Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 
bottom of page