top of page

22º RISING METAL FEST : EXORDDIUM - Levantando a bandeira do Heavy Metal mineiro

  • sabazinhometal
  • 18 de dez. de 2025
  • 6 min de leitura

Formada em Contagem/MG a EXORDDIUM é referencia quando se fala em Heavy Metal tradicional em Minas Gerais. Com uma discografia de respeito, em qual se destaca o mais recente trabalho "Observador das Eras" que teve a produção de André "Damien" Carvalho do PARADISE IN FLAMES.

E para nossa satisfação dia 21/12/25 tem show de lançamento do álbum em Conselheiro Lafaiete/MG no 22º RISING METAL FEST. Confira a entrevista que eu fiz com guitarrista e fundador Paulinho.




Sabazinho - Desde que foi anunciado os preparativos para o lançamento do “Observador das Eras” eu percebi a banda muito animada e trabalhando em cada detalhe para fazer desse o melhor disco do EXORDDIUM. Como você avalia essa atual formação e a participação dos novos integrantes nesse trabalho?


Paulinho - Este álbum foi produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura da cidade de Contagem e marcou um novo momento para da Exorddium. Foi o primeiro trabalho da banda gravado integralmente com metrônomo e também trouxe um processo de composição totalmente novo para nós.

A formação atual conta com dois novos integrantes, Samuel Bernardo na bateria e Fernando Amaral, que já foi guitarrista da banda de 2009 a 2017 e agora retornou à nova formação como baixista. Assim a formação atual da Exorddium tem: Paulo César Guitarra desde 2004, Eduardo Bisnik Vocal desde 2014, Tulio Zefferino Guitarra desde 2017, Fernando Amaral 2009 a 2017 e 2024 e Samuel Bernardo bateria, desde 2024.

As músicas começaram a ser desenvolvidas de forma colaborativa à distância, a partir da gravação de ideias, riffs e estruturas musicais. A maior parte das composições teve início com o Túlio, que criava os riffs de guitarra e estruturava as músicas no Guitar Pro. A partir desse material, nós trocávamos arquivos de áudio, extraíamos ideias, acrescentávamos elementos e íamos construindo os arranjos coletivamente.

Em um segundo momento, fomos para o estúdio para ensaios presenciais, onde as músicas ganhavam a forma definitiva. Ajustávamos estruturas, incluíamos ou retirávamos trechos, criávamos harmonias, dobras de guitarra e definíamos os andamentos. As baterias, inclusive, foram criadas nesse processo, com todos os músicos tocando juntos.

O Eduardo, nosso vocalista, ia assimilando o instrumental, os ensaios eram gravados ele levavamos esse material para casa. No ensaio seguinte, o Eduardo retornava com as letras sendo incorporadas às músicas. A cada encontro, as composições evoluíam, tanto nos arranjos quanto nas letras, até chegarem à versão final.

Esse método de trabalho foi uma grande novidade para a banda e trouxe muito aprendizado, tanto musical quanto técnico. Desenvolvemos bastante o uso de softwares de gravação, organização de tempo e pré-produção. Todas as músicas chegaram ao estúdio com guias definitivas, já muito bem estruturadas. Durante a gravação, ainda houve pequenos ajustes de arranjos e algumas adaptações pontuais nas letras, mas o material já estava bastante maduro.

Em resumo, essa formação apresentou uma evolução muito significativa em termos de composição, musicalidade, tecnologia e comunicação entre os integrantes. Foi um álbum extremamente bem trabalhado e muito bem avaliado por todos nós, refletindo o amadurecimento da banda nesse momento.


Sabazinho - O novo álbum “Observador das Eras” apresenta temas épicos e mitológicos. Como foi o processo de pesquisa e estudo desses temas?


Paulinho - O conceito do álbum foi definido quase no final da composição do álbum. Ligando os temas das músicas, vimos que todos os temas estavam relacionados com algum acontecimento histórico ou mitológico. Achamos a ideia de unir a primeira música, que seria o título do álbum, Ecos do Estige/Observador das Eras, uma entidade que observou todas as eras da humanidade, todos os fatos acontecidos, guerra mundial, bomba de Hiroshima, a Inconfidência Mineira, e no final, esse observador das eras seria o Caronte, que atravessa as almas no rio Hades e Estige. Então, esse álbum se tornou conceitual após a gente ter toda a composição do álbum quase finalizada, quando criamos a ligação da primeira faixa do álbum à faixa final que foi composta com e ideia de revelar quem seria este Observador das Eras.

 

Sabazinho – E nesse período de composição, houve influência direta de alguma banda em algum tema específico?


Paulinho - Influências acontecem involuntariamente e naturalmente, somos todos amantes do heavy metal, das bandas clássicas do estilo, como Sabbath, Dio, Iron, passando pelo hard rock como Whitesnake, Savatage, Queensryche.

O que fizemos neste disco, foi procurar ouvir materiais atuais destas bandas que são nossas influências, para termos referência de produção e timbres, para mantermos fieis as nossas influencias, sem nos prendermos ao passado.


Sabazinho - E como tem sido a distribuição e a repercussão desse trabalho perante público e crítica especializada?


Paulinho - O Observador das eras tem nos rendido inúmeras críticas positivas e releases da mídia especializada. Recebemos releases de diversos países e pelo spotfy, o disco já alcançou mais de 15 países. Quanto à distribuição, o disco teve uma ótima aceitação do público, a distribuição tem ocorrido em parceria com a Punho Cerrado distro, e via direct no insta. Via direct o disco já alcançou diversos estados do país do Rio Grande do Sul, SP, Goiás até a região nordeste, onde a Exorddium sempre teve um publico muito fiel.

 

Sabazinho – Além dos shows, quais os próximos passos para que o álbum alcance o maior número possível de pessoas?


Paulinho - Além dos shows temos lançado frequentemente, vídeos ao vivo dos shows que temos realizado, para que o público onde ainda não chegamos ao vivo para tocar, possa conhecer nosso som e energia em cima do palco.

Lançamos Lyric video da faixa filho das estrelas, lançamos o clipe da música Inconfidente na ocasião do feriado de Tiradentes, reforçando a importância histórica do nosso estado para o País. Na ocaisão do aniversário de 80 anos do lançamento da bomba de Hiroshima, lançamos o clipe da música Máquina do Horror, retratando a destruição e sofrimento que ela causou. Nossa contribuição para que a humanidade nunca se esqueça de um dos fatos históricos mais tristes da humanidade, para que esse fato jamais volte acontecer.


Sabazinho - A EXORDDIUM está confirmada no 22º RISING METAL FEST dia 21/12/25 em Conselheiro Lafaiete, uma cidade que sempre abraçou a banda em todas as fases. Qual a expectativa e a importância da cidade na trajetória de vocês?


Paulinho - Lafaiete, é uma cidade que sempre nos recebeu muito bem. Desde o lançamento do nosso  primeiro álbum tivemos a honra de subir no palco do RISING METAL FEST pela primeira vez. No próximo dia 21 estaremos na nossa 4a (ou 5a, perdi as contas, rsrs) passagem pelo festival, cuja nossa história se mistura com a história do evento. Lafaiete é uma cidade muito importante para nós, fizemos grandes amigos, a cada evento que participamos nos renderam muitas boas e divertidas histórias. Como expectadores já tivemos a oportunidade de frequentar outras edições do festival porque é uma cidade e um evento muito forte no cenário rock n roll. Então dia 21 estaremos de volta mais um vez no palco do RISING METAL FEST, fechando o ano de 2025 com muito heavy metal, em Português para os velhos e novos fãs, faremos um show especial com faixas do Observador das eras e Clássicos de toda trajetória da banda. Hail!

 

Sabazinho – E quais materiais da banda estarão à venda no 22º RISING METAL FEST?


Paulinho - Vamos disponibilizar nossa discografia completa, CDs e DVD, alguns modelos de camisetas da nossa loja virtual. Na loja virtual temos uma coleção de camisetas, um modelo para cada musica do álbum. O artista Tiago Akira fez um desenho para cada faixa do álbum, alem destes 11 modelos, no site temos Camisas das capas dos álbuns anteriores e a tradicional camisa com logo da banda.

 

Sabazinho – Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:


Paulinho - Agradecer ao Anderson Sabazinho e produção do RISSING METAL FEST, por mais um convite, por nos proporcionar mais um encontro com a galera de Lafaiete e região, rever velhos parceiros de estrada como nossos Brothers do Aple Sin.

Até dia 21Hail!



Serviço completo:


22º RISING METAL FEST


EXORDDIUM - Heavy Metal - Contagem/MG


APPLE SIN - Heavy Metal - Barroso/MG


TASTE THE MUD - Sludge/Groove Metal - Viçosa/MG


2 DEDO - Stoner Metal - Mariana/MG


DATA: 21/12/25 - DOMINGO

LOCAL: Seven Beer - Rua Allex Milagre, 17, Ouro Verde, Conselheiro Lafaiete/MG

HORÁRIO: 15h


INGRESSO ANTECIPADO: 30 Reais

INGRESSO NA PORTARIA: 35 Reais

PONTOS DE VENDAS:

BAR DO BANHA (Praça Barão de Queluz, 150 )

SYMPLA

PIX: 31 98883-3052


Classificação : 18 anos




 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 

© 2023 por PRODUÇÃO DE EVENTOS. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus
bottom of page