22º RISING METAL FEST : TASTE THE MUD - Aliando o espírito coletivo do underground e qualidade musical.
- sabazinhometal
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Formada em Viçosa/MG a TASTE THE MUD entende o sentido do underground, sempre disposta a colaborar em várias áreas a banda vem se destacando por esse espírito de engajamento por uma cena mais forte.
Paralelo a isso a TASTE THE MUD passa por uma fase de evolução musical, investindo em gravações de qualidade e caminhando para se tornar um dos principais nomes do Sludge/Groove Metal mineiro.
Pra nossa satisfação a TASTE THE MUD está confirmada no 22º RISING METAL FEST dia 21/12/25, e para conhecer melhor a banda eu entrevistei o guitarrista Vinícius.

Sabazinho - Quando foi formada e qual a proposta inicial da TASTE THE MUD?
Vinícius - A banda foi formada cerca de 2 anos atrás e ainda mantém a formação original. Inicialmente a proposta era fazer um stoner, mas as músicas foram tomando outros rumos e ficaram mais curtas, pesadas, dissonantes e carregadas, virando o que é hoje.
Além de fazer um som e tomar umas com os amigos, nosso objetivo foi fortalecer a cena de metal autoral na região, que estava muito parada. Tudo nosso é pensado para fortalecer a cena local, seja nos convidados, nas produções, nas parcerias. É um movimento que tem dado certo e está ganhando corpo, inclusive convencendo bandas a entrarem pro autoral, para ampliar o senso de comunidade. Dá pra ver que o movimento está ganhando um fôlego.
E sempre partimos do ponto que ninguém faz nada sozinho.
Sabazinho - Quais bandas influenciaram diretamente no som da TASTE THE MUD?
Vinícius - Cada membro veio de uma escola musical diferente, mas em comum curtimos Down, Death Destruction, Pantera, Lamb of God, Jinjer, Crowbar
Sabazinho - Comente sobre os trabalhos lançados e a repercussão dos mesmos perante público e crítica:
Vinícius - Temos o nosso “Live Session” (2024) gravado ao vivo, e estamos lançando nosso primeiro álbum gravado em estúdio, chamado “Mongrels and Maggots”. São discos bem underground, pra apresentar a banda, divulgar o som e movimentar a cena. Esses materiais estão nos ajudando a solidificar uma presença regional bem legal, a galera tem apoiado bastante. Estamos orgulhosos do que estamos construindo.
Sabazinho - A banda está se preparando para lançar um novo álbum, o que pode nos adiantar sobre esse trabalho?
Vinícius - Esse é o nosso primeiro álbum de estúdio, foi uma experiência nova. Optamos por fazer toda a gravação e mixagem com pessoas da cidade, justamente para colaborar com o movimento local. Além da qualidade óbvia quando comparado com o primeiro álbum, dá pra perceber que estamos tocando e compondo melhor.
Nós buscamos manter a mesma sonoridade crua do som ao vivo nas gravações, nosso som é o que ele é. Então não tiveram retoques, reamplificação, nada disso. É um som bem direto e reto. Apesar de 8 músicas, tudo não passa de 30 min, não gostamos de enrolar muito.
Que tiver o interesse, compartilhamos um pouco das gravações no nosso canal do YouTube.
Sabazinho - Viçosa sempre teve ótimas bandas e festivais, como o saudoso VIÇOSA METAL FEST que eu fui várias vezes. Atualmente como está o cenário underground na cidade?
Vinícius - Verdade. Infelizmente os tempos áureos dos festivais aqui já ficaram no passado, muito desses não ocorrem mais. O único que segue firme e forte há décadas o Wackah, tocado pelo mítico André Cabeção. É um evento que tem acontecido ao menos 2 vezes por ano e é sempre gratuito. Se tornou um elo muito forte para as bandas da região.
Tirando os festivais, temos algumas casas que têm apoiado muito cena, como o Teddies-Edinho e a garagem do Jow. Em relação às bandas, o movimento tem crescido, sempre banda nova aparecendo por aqui. Um local como o Teddies-Edinho facilita muito os ensaios e a motivação de se ter banda. Nós da Taste buscamos trazer todo mundo pro autoral, estamos na luta.
Sabazinho - A TASTE THE MUD está confirmada no 22º RISING METAL FEST dia 21/12/25. O que você conhece sobre a cena de Conselheiro Lafaiete e região?
Vinícius - Menos do que eu gostaria. Será uma oportunidade incrível para expandir os horizontes. Temos bandas amigas, como a Degrador, Payback e a Last Warning, que já tocaram nos festivais da cidade, seja Heavy Fest ou Rising Metal Fest. São eventos consolidados e está sendo um grande prazer pra gente participar, mostra que estamos no caminho.
Sabazinho - Quais materiais da banda estarão à venda no 22º RISING METAL FEST?
Vinícius - Teremos camisas, bottons e stickers pra quem quiser dar aquela moral.
Sabazinho - Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:
Vinícius - Nós que agradecemos a oportunidade, são convites assim que nos mantém motivados. Manter o underground ativo não é mole e tem que ser
Serviço completo:
22º RISING METAL FEST
EXORDDIUM - Heavy Metal - Contagem/MG
APPLE SIN - Heavy Metal - Barroso/MG
TASTE THE MUD - Sludge/Groove Metal - Viçosa/MG
NO VOID SHELTER - Progressive Metal - Belo Horizonte/MG
DATA: 21/12/25 - DOMINGO
LOCAL: Seven Beer - Rua Allex Milagre, 17, Ouro Verde, Conselheiro Lafaiete/MG
HORÁRIO: 15h
INGRESSO ANTECIPADO: 30 Reais
INGRESSO NA PORTARIA: 35 Reais
PONTOS DE VENDAS:
BAR DO BANHA (Praça Barão de Queluz, 150 )
SYMPLA
PIX: 31 98883-3052
Classificação : 18 anos










































Comentários