19º RISING METAL FEST: BARRIL DE PÓLVORA - Pegada oitentista com letras em português
Formada em Belo Horizonte o BARRIL DE PÓLVORA é daquelas bandas que empolgam desde a primeira audição, riffs cortantes, refrãos grudentos, cozinha entrosada, tudo executado com perfeição e paixão pelo que fazem.
Tudo isso aliado a um ótimo trabalho de divulgação e o carisma de seus integrantes fazem do BARRIL DE PÓLVORA uma das mais adoradas bandas de Heavy Metal de BH.
Pra nossa satisfação eles estão confirmados no RISING METAL FEST em Conselheiro Lafaiete/MG dia 17 de setembro, confira a entrevista com o baterista Alexis Bomfim .
Sabazinho : Quando foi formada e qual a proposta inicial do BARRIL DE PÓLVORA?
Alexis : A banda foi formada pelo nosso guitarrista Emerson Martins em meados de 2005 com a proposta de tocar releituras do Rock e Metal Clássico como Jimi Hendrix, Creedence, Iron Maiden, Dio, Judas Priest, Metallica, Black Sabbath, Ufo, Accept...
Com o passar do tempo e de forma natural, foram surgindo as composições autorais e assim criando a sua identidade.
Sabazinho : O som do BARRIL DE PÓLVORA é uma empolgante mistura de Blues, Hard Rock e Heavy Metal. Eu gostaria de saber se, por cantarem em português, tiveram influência direta de alguma banda brasileira?
Alexis : Diretamente não, pois a intenção do Barril de Pólvora sempre foi exaltar nossa língua, mas não podemos deixar de citar algumas grandes bandas brasileiras que de alguma maneira, ou inconscientemente, contribui com a estrutura de criação do Barril de Pólvora como Kamikaze, O terço, Made in Brazil e Patrulha do Espaço.
Sabazinho : O primeiro CD apresenta composições inspiradas e um time de peso na gravação e produção. Como foi a repercussão desse trabalho perante público e crítica especializada?
Alexis : A repercussão superou a nossa expectativa e sempre exaltamos o nosso produtor Rodrigo Garcia e o André Cabelo do Estúdio Engenho. A crítica especializada foi muito receptiva e dissertou excelentes resenhas sobre nosso primeiro álbum o que acabou nos colocando em um dos melhores de 2018. Tivemos uma grande aceitação nas redes sociais e o público reagiu de forma espetacular. Recebemos muitas mensagens e e-mails. Mas nos consideramos como nossos principais fãs. Curtimos o nosso trabalho e tem dado certo. Fazemos um som de forma responsável, honesta e direta, sempre com a intenção de fazer músicas atemporais com bastante energia.
Sabazinho : Ouvindo os últimos singles, percebe-se uma banda muito mais pesada e voltada pro Heavy Metal. Esse direcionamento veio naturalmente na hora de compor ou já era algo definido por vocês?
Alexis : Muita coisa do primeiro álbum veio das formações anteriores da banda. Mesmo assim tanto eu, que entrei em 2013, quanto o Saulo Santos, baixista, que entrou em 2016, tivemos a liberdade de colocar os nossos estilos no primeiro álbum. Já o segundo álbum foi diferente... é uma criação da atual formação, então, esse direcionamento para as músicas com mais peso e bem mais Heavy Metal, veio de forma natural. Estamos ansiosos para o lançamento e esperamos que todos gostem e curtem bastante.
Sabazinho : O BARRIL DE PÓLVORA divulgou recentemente a capa de seu novo CD intitulado “Catástrofe”, comente sobre esse trabalho, em termos de temática e sonoridade:
Alexis : Pois é... o curioso é que “Catástrofe” foi totalmente criado antes da pandemia e nunca imaginávamos que o mundo iria ficar de joelhos. O álbum gira em torno de catástrofes e as consequências psíquicas que afetam o ser humano. Ele está bem mais pesado que o primeiro... a guitarra do Emerson está com uma distorção mais natural, o baixo do Saulo mais estralado, Flávio está cantando demais e a minha batera ficou com uma ambiência fantástica. Mantemos a característica oitentista, músicas com ótimos refrãos, cheio de riffs pra bater cabeça e serem escutadas bem alto.
Sabazinho : E como será a distribuição desse trabalho?
Alexis : O lançamento mundial de “Catástrofe” em todas as plataformas digitais será dia 19 de agosto. Posteriormente anunciaremos a data de lançamento do CD físico e será distribuído a todos nossos parceiros espalhados em várias capitais e cidades do Brasil além da nossa distribuidora parceira e loja virtual https://fan-society.lojaintegrada.com.br
Sabazinho : O BARRIL DE PÓLVORA está confirmado no RISING METAL FEST dia 17 de setembro em Conselheiro Lafaiete. Qual a expectativa para esse evento?
Alexis : Estamos muito ansiosos. É uma honra e grande felicidade poder participar do RMF juntamente com bandas incríveis. Vamos preparar um set especial e esperamos que todos gostem e se divirtam bastante. Todos passamos por momentos difíceis e agora chegou a hora de celebrar a vida e divertir com os amigos.
Sabazinho : Quais materiais da banda estarão à venda no RISING METAL FEST?
Alexis : Além do primeiro álbum, a nossa equipe levará bonés, toucas, camisas, copos e quem sabe... o segundo CD! Rs...
Sabazinho : Muito obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo e para suas considerações finais:
Alexis : A gente é que agradece, parabéns pelo trabalho e apoio às bandas autorais... isso faz a diferença e nos ajuda o continuar. A final de contas, o Rock e o Metal não podem parar. E um recado pra galera: não deixem de apoiar novas bandas e a cena local de sua cidade. É isso que fortalece o movimento. Vida longa ao Metal Nacional, muito obrigado e a gente se vê dia 17 de setembro... EXPLODE BARRIL!!!
SERVIÇO COMPLETO:
19º RISING METAL FEST
DROWNED - Thrash/Death Metal - Belo Horizonte/MG
INNER CALL - Heavy Metal - Salvador/BA
DOUBLE CROSS - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG
BARRIL DE PÓLVORA - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG
BLACK FEATHER KLAN - Stoner Doom Metal - Belo Horizonte/MG
DATA: 17 De setembro de 2022 (Sábado)
HORÁRIO : 19 Horas
LOCAL: MILÊNIO – RUA DOUTOR VICTOR BHERING ,310 B, BAIRRO ANGÉLICA, CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS
INGRESSOS ANTECIPADOS: 30 REAIS, NA PORTARIA: 35 REAIS
PONTOS DE VENDAS: BAR DO BANHA - Praça Barão de Queluz ,150, ou via pix pelo telefone (31) 98883 3052
Comments