19º RISING METAL FEST : DOUBLE CROSS - Heavy Metal Tradicional com essência old school
Desde o lançamento do EP " Obey Thy Mater" a banda mineira DOUBLE CROSS vem conquistando uma legião de admiradores por apresentar um som com pegada old school, mas ao mesmo tempo bem produzido e trabalhado.
Após se apresentarem com destaque nos festivais em BH, a banda está confirmada no tradicional RISING METAL FEST em Conselheiro Lafaiete dia 17 de setembro. Pra conhecer melhor a banda que fiz essa entrevista com o baterista Gustavo, confira !
Sabazinho - A Double Cross é uma banda nova formada por músicos experientes, comente sobre as outras bandas que tocaram e os trabalhos lançados:
Gustavo - Eu toquei em bandas como Broken Spell, que posteriormente se tornou a Godalien. Inclusive, essas bandas já com o Thiago Brotão no baixo. Toquei também na Wisache e em outros projetos. O Brotão tocou em importantes bandas da cena metal de BH, como Preceptor, Impurity e Divine Death. O Alex tocou baixo no Putrifucinctor, que depois mudou de nome para o atual Expurgo. Tocou também no Divine Death, além de ter feito participação com músicas próprias no último trabalho de estúdio do Mystifier.
Sabazinho - Quando foi formada e qual a proposta inicial da Double Cross?
Gustavo - O Alex entrou em contato com o Thiago Brotão em meados de 2019 no intuito de trabalhar algumas músicas que ele estava compondo. Era claramente um som ainda em fase de se encontrar, mas muito baseado já em temáticas mais sombrias, com levadas e riffs variando entre doom, stoner, heavy e black. Os dois estavam em busca de um baterista, e o Brotão me chamou para voltar a tocar com ele. Eu já conhecia o Alex para além de outros espaços do underground, como o meio acadêmico, e o reencontrei novamente anos depois na Double Cross. Rapidamente fui sacando a linha das músicas e fui colocando a minha cara, meu estilo de batera, e o bacana é que o som se definiu mesmo a partir daí, passou a fluir naturalmente caminhando para um heavy cru e agressivo, com muita inspiração vinda de bandas como Celtic Frost, Motorhead, King Diamond, etc.
Sabazinho – O EP “Obey Thy Master” vem tendo ótima repercussão, existe alguma possibilidade ou previsão desse material ser lançado em forma física?
Gustavo - Sim, estamos trabalhando nisso, correndo contra o tempo para lançar o quanto antes. Com a pandemia, acabamos por deixar as coisas esfriarem um pouco, mas retomamos o processo. Mesmo assim, durante a pandemia gravamos nosso videoclipe de Obey Thy Master com o Lucas da GOBLIN TV. Temos bastante material também de making-of da gravação para ser trabalhado. Vem coisa boa aí.
Sabazinho - Os dois primeiros shows da DOUBLE CROSS, no HELLZONTE FEST e esse mais recente na DEMO TAPE foram muito elogiados, inclusive com muita gente indo especialmente para vê-los, vocês esperavam essa resposta tão positiva do público?
Gustavo - Como o nosso primeiro show teria sido bem na época do início do lockdown aqui no Brasil, fomos subir aos palcos pela primeira vez apenas nestes dois eventos que você mencionou. Porra, no Death Takes Us All, evento que ocorreu no DEMO TAPE, tivemos testemunhos de uma galera jovem que saiu de longe, pegando três busão, para ir ao show querendo assistir a gente. Um deles disse para o Brotão que era ainda o primeiro show dele na vida. Pediu inclusive ao Brotão para rotear a internet para ele avisar a mãe que estava tudo bem. DUCARALHO! Querendo ou não, acho que o hiato entre gravação/ lançamento digital do 4EP e o primeiro show acabou gerando expectativa a mais na galera, e não podíamos deixar de corresponder a esta. É uma enorme satisfação poder estar nos palcos novamente!
Sabazinho - Apesar das dificuldades de sempre e com os efeitos da pandemia, o cenário underground em BH vem retornando bem com novas casas de shows, bandas, festivais, distros, etc. Nesse meio quem você destacaria?
Gustavo - Antes de destacar nomes, destaco principalmente a perseverança e capacidade de renovação. Perseverança por vermos bandas antigas que não jogaram a toalha e enriquecem atualmente a cena com novos trabalhos; dos produtores que arregaçam as mangas e organizam show cada vez melhores, com mais estrutura de palco, som foda, iluminação, casas bacanas, etc. Sem falar em toda a cadeia de merchandising, selos, etc, que crescem junto.
Falando em nomes, é muito bom ver o Matriz se reerguendo na CASA MATRIZ, espaço comandado pela Andréia e pelo Edmundo, responsáveis por colaborar na manutenção da resistência do underground metálico, e não só este, de BH e região. O próprio DEMOTAPE é uma casa ducaralho, undergroundzona; a figura de produtores como o Luiz Romaniello que emplacou essa parceria com o Mister Rock e vem conseguindo eventos cada vez melhores. Enfim, tem bastante gente, estamos sentindo uma união foda nessa volta da pandemia. A galera está com gana de produzir! Vamos juntos!
Sabazinho - A Double Cross está confirmada no RISING METAL FEST em Conselheiro Lafaiete dia 17 de setembro, qual a expectativa para esse evento e quais materiais da banda estarão sendo vendidos?
Gustavo - A expectativa é muito boa. Você trabalha sério para o fortalecimento da cena, do underground, e, junto ao público banger de Lafaiete, esse show tem tudo para ser foda! Sobre materiais, estamos correndo contra o tempo para produzir novas camisas e outros materiais.
Sabazinho - Muito Obrigado, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:
Gustavo - Galera de Lafaiete, estamos ansiosos para tocar na cidade pela primeira vez. Podem esperar o máximo de nós! Hail!
SERVIÇO COMPLETO:
19º RISING METAL FEST
DROWNED - Thrash/Death Metal - Belo Horizonte/MG
INNER CALL - Heavy Metal - Salvador/BA
DOUBLE CROSS - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG
BARRIL DE PÓLVORA - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG
BLACK FEATHER KLAN - Stoner Doom Metal - Belo Horizonte/MG
DATA: 17 De setembro de 2022 (Sábado)
HORÁRIO : 19 Horas
LOCAL: MILÊNIO – RUA DOUTOR VICTOR BHERING ,310 B, BAIRRO ANGÉLICA, CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS
INGRESSOS ANTECIPADOS: 30 REAIS, NA PORTARIA: 35 REAIS
PONTOS DE VENDAS: BAR DO BANHA - Praça Barão de Queluz ,150, ou via pix pelo telefone (31) 98883 3052
Comments