top of page

Entrevista: Rafael Nascimento fala sobre o passado,presente e futuro da banda SPECTRUM


Natural de Cataguases/MG, a SPECTRUM apresenta um Heavy Metal com fortes influências do Hard Rock setentista,tudo bem elaborado,com letras em português e ótimos arranjos.

Destaque nos principais eventos da região e com a excelente repercussão dos trabalhos lançados conquistaram uma legião de admiradores.Para conhecer melhor a banda que será uma das atrações do 14º RISING METAL FEST entrevistei o guitarrista/vocalista Rafael Nascimento.

Sabazinho: Primeiramente fale do início da banda e qual a proposta inicial do SPECTRUM?

Rafael: Bom, quando começamos pretendíamos, como toda banda iniciante, tocar as músicas que gostávamos de ouvir, executar os clássicos, mas também já tínhamos em mente que produziríamos o nosso próprio trabalho. Com o tempo, amadurecemos nossas ideias, adquirimos uma cultura musical que vai desde o metal e o rock progressivo até a música popular brasileira e os ritmos folclóricos. Hoje essa mistura representa a proposta da Spectrum.

Sabazinho: Quais as maiores influências da banda?

Rafael: Indiscutivelmente, Black Sabbath é a nossa referência principal no que se refere ao heavy metal. Mas nossas influências passam por Pink Floyd, Metallica, Mutantes, Deep Purple, Judas Priest, Motorhead, Alceu Valença, Gonzaguinha, Zé Ramalho etc. É tudo muito variado! Eu, particularmente, escuto Therion, Bob Marley e Belchior, por exemplo. Parece ser uma bagunça, mas é assim que funciona pra nós.

Sabazinho: Desde o começo vocês optaram por cantar em português, o que se tornou um diferencial em relação a maioria das bandas de som pesado da região. Quais os principais fatores que contribuíram para essa escolha?

Rafael: Com certeza, nossas influências na música popular brasileira. O Brasil possui grandes letristas! É a nossa língua materna e não achamos que a música, enquanto expressão artística, deva se sujeitar a uma ditadura linguística ou a fórmulas prontas, pré-estabelecidas. Somos livres, podemos cantar em sânscrito, se for o caso.

Sabazinho: Bandas famosas de estilos parecidos que também cantam em português como Centúrias, Salário Mínimo e Concreto chegaram a influenciar nessa opção?

Rafael: Na verdade, uma banda do Pará chamada Madame Saatan foi quem nos deu segurança para bancarmos essa decisão. São geniais! Concreto foi uma banda que conhecemos bem depois, quando tocamos juntos. Centúrias e Salário Mínimo são grandes bandas, mas não acho que eles tenham uma relação direta com o nosso trabalho.

Sabazinho: Comente sobre a repercussão dos trabalhos lançados pelo SPECTRUM:

Rafael: Nossa demo “O Corvo” nos rendeu ótimas resenhas, inclusive na revista Roadie Crew. Graças a ela pudemos tocar por muitos lugares, inclusive em Conselheiro Lafaiete, onde será nosso próximo show. As músicas ficaram bem conhecidas e algumas estão ganhando uma nova produção. Também tivemos a oportunidade maravilhosa de participarmos do DVD comemorativo do “Rising Metal Fest”, pela Sabazim Produções, com grandes bandas! A participação nesse projeto representou um novo patamar na nossa trajetória. Depois lançamos o single “Homens Cansados”. Foi um sucesso absoluto de crítica! Essa canção tem sido o carro chefe de nossas apresentações e também está sendo regravada para ficar ainda melhor. É uma satisfação imensa ver o público cantando o nosso som!

Sabazinho: Em 2012, como foi citado anteriormente, vocês disponibilizaram com enorme sucesso na internet a música “Homens Cansados” e anunciaram a meta de gravar um CD completo. Já existe alguma previsão para o lançamento desse tão aguardado novo trabalho?

Rafael: Estamos finalizando as gravações e depois teremos todo o processo de mixagem etc. 2015 será o ano...estamos sentindo as dores do parto (risos).

Sabazinho: Mudança de formação é um problema que a maioria das bandas enfrentam e com a SPECTRUM não foi diferente. Chegaram até a se apresentar como um trio e você assumiu o vocal, mas ao meu modo de ver essas mudanças foram positivas pois você possui uma excelente voz e o som da banda ficou mais compacto. Você também pensa assim?

Rafael: Mudanças são inevitáveis. Aprendemos muito com elas. Desde “O Corvo”, que foi lançado em 2010, temos tocado com as mesmas pessoas. Flávio, o vocalista que gravou aquelas canções, precisou sair da banda e eu resolvi começar a cantar ao invés de colocar outra pessoa. Isso nos resguardou de alguns problemas, pois a banda já estava muito bem entrosada e com objetivos traçados. Recentemente João Paulo, membro original da Spectrum e um dos responsáveis por “O Corvo”, retornou. Pensando bem, temos três membros originais presentes (eu, João Paulo e Hebert). Dos cinco que gravaram a demo em 2010, restaram quatro (contando Cássio e JP, que como eu disse, retornou a pouco tempo). O que eu quero dizer é que sempre nos resolvemos entre nós...acho isso um tanto quanto interessante, somos uma família! Eu realmente me encontrei cantando, mas Mauro (vocalista original que atualmente toca na Arkhan) e Flávio sempre participam dos nossos shows quando surge a oportunidade.

Sabazinho: A banda SPECTRUM é muito admirada em Conselheiro Lafaiete/MG, tendo se apresentado duas vezes na cidade e com destaque no DVD oficial do RISING METAL FEST. Como analisa o público da cidade e o que podemos esperar do show do dia 14 de março?

Rafael: Na verdade, já nos apresentamos em Lafaiete por três vezes! A cidade tem um público maravilhoso, que realmente admira o que o Heavy Metal tem de melhor! Vocês são um exemplo de organização, vontade e respeito com os artistas!

Sabazinho: Considerações finais:

Rafael: Estamos muito felizes por essa quarta visita à cidade de Conselheiro Lafaiete! A luta de vocês é inspiradora pra nós! Obrigado Sabazim e a toda produção do evento! Queremos convocar a todos que estejam com nossas músicas na ponta da língua para fazermos um belo espetáculo dia 14! Um abraço sincero a todos!

contatos:hebertbaterakta@gmail.com

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 
bottom of page