12º HEAVY FEST : For Bella Spanka - Fábio Bastos fala sobre a grande volta!
Considerada uma das melhores bandas de Gothic Rock do Brasil a For Bella Spanka está de volta as atividades depois de 8 anos,esse retorno foi muito bem recebido pelos fãs e produtores.Confirmados na abertura do show do Paradise Lost em Belo Horizonte e no 12º HEAVY FEST em Conselheiro Lafaiete a banda tem trabalhado também em novas composições visando o lançamento do novo CD.Para saber mais sobre o atual momento da banda eu entrevistei o guitarrista/vocalista/compositor,o genial Fábio Bastos.
Sabazinho - Quando surgiu e qual era a proposta inicial do For Bella Spanka?
Fábio - A primeira vez que disponibilizei alguma música da banda publicamente foi em 2006, na época tinha somente Dark Angel e We Share the Same Sky num perfil do Trama Virtual. Depois, em 2007, lancei um Myspace com as músicas que fariam parte do primeiro EP.
A ideia inicial era algo bem Gothic Rock mesmo. Eu curtia bastante bandas como Poisonblack, The 69 Eyes, HIM, Lacrimas Profundere, Paradise Lost, Charon, entre outras, e queria fazer um projeto mais ou menos nessa mesma linha.
Sabazinho - O que motivou a mudança de projeto para banda?
Fábio - Quando eu lancei o Myspace, também veio a ideia de lançar um EP físico, só pra quem quisesse mesmo obter esse tipo de material. Foi então que alguns colegas chegavam e falavam que seria legal se a banda se apresentasse ao vivo. Depois começaram a aparecer convites para shows e foi questão de tempo ter que chamar um pessoal pra tocar comigo.
Desde então na verdade a formação da banda não é muito estável, quem está desde o começo comigo é somente o baixista Luiz Romaniello. Mas como continua sendo eu o compositor das músicas, essa mudança constante não influencia muito no resultado.
Sabazinho - O EP “Eat My Heart For Rebirth” foi muito elogiado, existe alguma chance dele ser relançado?
Fábio - A minha ideia agora é regravar essas músicas com uma melhor qualidade, juntamente com novas músicas que já estamos tocando ao vivo, e lançar um material maior. Mas por enquanto o plano da banda é lançar um novo EP somente com músicas novas. Estamos nesse processo atualmente.
Sabazinho - Após um hiato de 8 anos, felizmente a banda voltou as atividades, comente um pouco sobre o atual momento e os planos futuros :
Fábio - Hoje em dia creio que há mais maturidade tanto na composição das músicas quanto na performance. Há influências novas e a ideia não é mais ficar focado no Gothic Rock e sim criar algo que seja mais livre, mas sem perder o lado sombrio que é uma característica natural minha no processo de composição, pois sempre curti bandas ou músicas com uma pegada mais soturna, nunca fui muito de ouvir bandas "alegres".
Temos pensado em fazer coisas mais complexas e variadas do que antes, que sendo mais fechado no Gothic Rock acabava limitando um pouco as possibilidades de variações entre as músicas. Gosto de pensar que daqui pra frente lançaremos material um pouco mais complexo, mas sem perder a característa "crua" que é fundamental desde o início da banda.
Sabazinho - Atualmente, quais as maiores influências da banda?
Fábio - Eu curto muita coisa diferente dentro do rock/metal, escuto de Rock Clássico a Black Metal. Penso que dá pra tirar muita influência boa de qualquer um desses estilos, mesmo que o estilo da banda não tenha nada a ver com eles. Até mesmo influência de punk mais clássico como Ramones, New York Dolls, entre outros, entram nessa mistura.
Um artista que descobri há poucos anos e que faz parte do meu dia a dia é o Devin Townsend. Sou viciado em tudo que ele lança, e foi depois de descobrir a música dele que resolvi voltar a compor e a tocar. E não deixo de ter influência dele em algumas coisas novas que tenho feito.
Outras bandas que descobri há algum tempo e que tenho gostado muito são Insomnium e Omnium Gatherum, Swallow The Sun, entre outras que têm feito álbuns fantásticos.
Elas têm estilos diferentes do que o For Bella Spanka faz, mas gosto da forma como misturam coisas muito pesadas com melodias sublimes, principalmente no caso do Devin Townsend que literalmente não se preocupa se uma música vai soar pop, progressiva, death metal, etc. Ele simplesmente coloca o que quer nas músicas e tudo combina.
Tenho muitas músicas misturadas assim que futuramente podem fazer parte de algum outro projeto meu, pois não se encaixam nessa proposta do For Bella. Mas não deixo de pensar que muita coisa se encaixaria na proposta atual da banda.
Sabazinho - Em 2008 o For Bella Spanka fez no Rising Metal Fest um show que é considerado por muitos o melhor da história de Conselheiro Lafaiete, quais lembranças você tem desse dia?
Fábio - Esse show foi fantástico mesmo! A banda estava entrosada, além de muito animada para tocar. Foi surpreendente a recepção do público, pois no mesmo dia tinha muita banda mais pesada, então ficamos com receio de que o público não receberia tão bem a banda e éramos a última banda a se apresentar. Mas, no fim, o pessoal até pediu bis, de forma que nosso repertório tinha acabado e tocamos a Dark Angel de novo!
Mas uma coisa que lembro bem desse show, e que foi inusitada, é que minha guitarra deu um defeito elétrico logo na passagem de som e não funcionou. Tive que usar a guitarra de um colega da banda Silvercrow, que tinha se apresentado antes, só que a afinação dela era diferente e não tinha como mudá-la ali na hora, pois usava microafinação. Sendo assim, eu tive que cantar e tocar o que estava acostumado, mas sempre numa posição diferente da guitarra, pra chegar no tom certo da música. Se não fosse isso, acredito que o show teria sido ainda melhor da minha parte, pois foi tenso ter que ficar recalculando cada posição na guitarra.
Sabazinho - - Qual a expectativa e sentimento de retornar a cidade para se apresentar no Heavy Fest dia 09 de setembro?
Fábio - Estou muito animado com esse show. A recepção do público em 2008 foi ótima e o público acaba animando muito a banda também no show, é um sentimento recíproco. Como a banda está mais madura, creio que vai ser um show ainda mais legal do que foi o anterior. E eu gosto do fato de tocar em evento que tenha bandas de estilos diferentes, que consequentemente leva um público mais eclético. Como o For Bella Spanka não se fecha mais em um estilo como antes, que era bem focado no Gothic Rock, tenho vontade de mostrar isso mesmo, essa variedade de influências tanto nas músicas próprias quanto em eventuais covers que a gente toque nos shows.
Sabazinho - Muito obrigado pela entrevista, o espaço está aberto para suas considerações finais e caso queira acrescentar algo fique a vontade:
Fábio - Quero agradecer a oportunidade da entrevista e também a oportunidade de tocar no evento. Conselheiro Lafaiete marcou a banda, foi sem dúvida um dos melhores shows que fizemos, o de 2008, e espero que esse seja ainda melhor. E gostaria de agradecer também o seu empenho, Sabazinho, sustentando um movimento que muitos acham que é fraco ou pequeno, mas todos sabemos que tem ainda muita coisa pra rolar, e principalmente no Brasil, com tantas bandas de qualidade lançando material novo. Minas Gerais não fica pra trás. Temos que continuar lutando por esse espaço para música autoral sempre!
SERVIÇO COMPLETO:
12º HEAVY FEST DRACONIS - Melodic Death Metal- Diretamente da Argentina REVENGIN – Symphonic Metal – Rio De Janeiro FOR BELLA SPANKA - Gothic Rock - Belo Horizonte 2 DEDO - Heavy Rock - Mariana
DOWNFALL – Groove Metal – Conselheiro Lafaiete DATA: 09/09/16 (Sexta-Feira) HORÁRIO: 21 Horas LOCAL: Boate do Clube Santa Cecília-Rua Tavares De Melo,395,centro,Conselheiro Lafaiete/MG INGRESSO ANTECIPADO:25 REAIS INGRESSO NA PORTARIA:30 REAIS POSTOS DE VENDAS: CONSELHEIRO LAFAIETE:BAR DO BANHA-Praça Barão De Queluz,150,centro CONGONHAS: 3G GAMES-Rua Padre Antônio Correa,69,loja 07,Quarteirão Açominas OURO BRANCO: MAD HOUSE EMPÓRIO ALTERNATIVO-Av.Mariza De Souza Mendes,650 loja 106,2° piso APOIO: SECRET SERVICE RECORDS INFORMAÇÕES: (31) 98883 3052