METAL HARD : EXORDDIUM - Trabalhando no lançamento de seu melhor trabalho
Formada em Contagem/MG a banda EXORDDIUM é uma das mais tradicionais e respeitadas do cenário underground mineiro, esse merecido reconhecimento é resultado de um trabalho sério e profissional, que aliado ao carisma, humildade, talento e a devoção ao Heavy Metal de seus integrantes tem levado a banda a patamares ainda mais altos. Atualmente a banda se prepara para lançar o novo CD e para o show no METAL HARD dia 05 de fevereiro, para saber mais sobre as novidades da EXORDDIUM eu entrevistei o guitarrista Fernando Amaral.
Sabazinho - Como ocorreu o processo de escolha e quais critérios utilizados para a efetivação do competente Eduardo Bisnik como vocalista da Exorddium?
Fernando - A Exorddium desde a sua fundação sempre foi composta por amigos, e vez por outra algum integrante sai ou por falta de interesse em continuar na banda, ou pelo término da afinidade. Então perceber que o Eduardo era o cara certo para estar com a gente foi bem fácil. Ele foi chamado para nos ajudar em um show já marcado, em meio a toda aquela confusão de troca de integrante, e ao final da apresentação o pensamento foi único: "Esse é o cara". (rs) E tivemos a sorte dele pensar o mesmo. Daí pra frente as coisas fluíram naturalmente e estamos juntos para construir mais essa etapa da história da banda Exorddium. (rs)
Sabazinho - Qual foi o diferencial dele na composição e gravação das músicas que estarão no CD Leviatã?
Fernando - Nunca tivemos um compositor oficial ou um critério rígido de criação, sempre fizemos de acordo com o que cada músico trouxesse, a partir de estudos individuais. Nesse CD as coisas mudaram um pouco. As letras ficaram única e exclusivamente na responsabilidade do Eduardo, que a nosso gosto fez um belíssimo trabalho. Ele conseguiu aliar assuntos pesados e profundos a temas bem descontraídos e de fácil assimilação. Já a composição rítmica foi bem dividida entre o restante da banda, sendo que em algumas composições tivemos um ou outro músico assumindo a autoria isoladamente. Mas lógico que para o resultado final sempre há interferência de cada músico em seu instrumento. No processo de gravação não foi diferente, apesar de ser nosso segundo trabalho e no mesmo studio, foi um processo completamente distinto de tudo que já passamos. Primeiro por termos contratado um produtor musical, o grande André Cabelo. Ele trabalhou em conjunto com a banda mesmo, teve influência direta e indireta em todo o material finalizado, foi bem legal ter um profissional como ele ao nosso lado. E depois por termos no Eduardo um respaldo enorme nas gravações, surpresa mais que prazerosa devido ao seu profissionalismo e dedicação, sempre com todas as letras e melodias na ponta da língua para a qualquer momento que fosse requisitado, entrava em campo pronto. "Sensation" (rs)
Sabazinho - Comente sobre a gravação e as participações especiais no CD Leviatã:
Fernando - A concepção do "Leviatã" iniciou-se logo após a entrada do Eduardo, e de princípio já fomos idealizando trazer amigos para junto de nós nesse trabalho. E o mais legal de tudo foi que todos aqueles que procuramos, sem nem saber exatamente o que fariam, já nos deram o sinal de positivo para a sua participação no CD.Tivemos a participação de uma compositora amiga nossa, Núbia Alves. É ela quem assina a autoria da música "Brinde à vida", que ficou show demais. Depois tivemos a participação do Tom Leandro (ex-Sarcasmo), que não só fez um solo de guitarra para a música "Irmão no Metal", como também participou do seu processo de composição. Fil Ferrer (Wrathtears), grande amigo nosso assumiu os backing vocals em três canções. E por falar em backing vocals, tivemos a honra de termos como coro para os refrões de "Hail" e "Irmão no metal" um seleto grupo de amigos e músicos que representaram brilhantemente a todos os headbangers, são eles: Tiago Alves (Cofundador e ex-Exorddium), Rafael Amaral, Tom Leandro (Ex-Sarcasmo), Rivelly e Roberto (Dunkell Reiter). E por último e não menos importante, tivemos a grande honra (nesse caso peço licença para falar em primeira pessoa, pois sou fã incondicional e se estou tocando hoje esse cara é um dos principais responsáveis) de contar com o competentíssimo Marcelo Loss (Baixista e vocalista da banda Concreto). Desde o momento que idealizei a música e criei com o Eduardo a ideia de tentar resgatar um pouco mais direto o som do Black Sabbath, esse monstro me veio a cabeça. Só não poderia imaginar que ele fosse não só aceitar o convite de cara, como abraçar a causa de forma espetacular. Gostaria de aproveitar o espaço e agradecer a cada músico/amigo que participou desse projeto, ter vocês com a gente é um indicativo forte que estamos no caminho certo. Muito obrigado: Fil Ferrer, Marcelo Loss, Núbia Alves, Rafael Amaral, Rively Sanches, Roberto Reiter, Tiago Alves e Tom Leandro.
Sabazinho - E qual a previsão do lançamento desse trabalho?
Fernando - Esse disco terá algumas etapas para até que seja lançado por completo. Nesse momento estamos vendendo de forma antecipada um primeiro lote, que será entregue na primeira semana de Março/2017. Então para as pessoas que queiram receber antecipadamente não só o cd "Leviatã", mas também como todo o nosso merchandising é muito fácil, basta acessar ao link: https://www.kickante.com.br/campanhas/pre-venda-do-cd-leviata-exorddium e lá terá todas as informações a respeito de forma de pagamento, quais itens disponíveis e tudo mais... Daí para a venda ao público em geral e inclusive disponibilizando em lojas físicas reservamos a primeira semana de Abril/2017, ou seja um mês para frente. Seria bem legal se as pessoas se interessassem pelo material antecipado, pois possuem preços bem mais em conta, além de nos ajudar com a disponibilização de mais material para o grande público posteriormente.
Sabazinho - Além do lançamento do novo CD, quais os outros planos da banda para 2017?
Fernando - Planos nunca param de surgir né? Mas em primeiro plano realmente é o lançamento do "Leviatã" e posteriormente muitos shows para a divulgação massiva do nosso trabalho. Em paralelo, já estamos trabalhando em materiais para nos auxiliar na divulgação, como clipes e merchandising. Além claro de termos acabado de firma uma parceria com uma grande assessoria de imprensa, a Roadie Metal. Acreditamos que com eles atingiremos um público que sozinhos dificilmente atingiríamos. Temos também participado de algumas coletâneas de bandas nacionais bem interessantes, como uma que saíra de clipe e já começamos conversa para um futuro próximo uma música do "Leviatã" saia em outra coletânea.
Sabazinho - Atualmente quais bandas influenciam diretamente no som da EXORDDIUM?
Fernando - Apesar de termos trocados alguns integrantes, hoje a banda conta apenas com dois integrantes da formação inicial (Jailson Douglas e Paulo César), as influências não mudaram muito não. O que com certeza mudou foi a nossa experiência e nossas expectativas quanto ao som. Não vamos deixar o heavy metal, fiquem tranquilo (rs). O que quero dizer com isso é que todos nós amadurecemos como músicos e como pessoas, portanto é bem difícil que a gente venha fazer algo tão próximo do "Sangue ou Glória". E talvez esse devesse ser o objetivo de todas as bandas, sempre tentar fazer algo maior, melhor e diferente do anterior, e não cair no ostracismo e ficar na mesma durante 5 ou 6 discos. O nosso objetivo é esse. Sinceridade e muito heavy metal, sem impor limites
ou rótulos demasiadamente.
Sabazinho - A EXORDDIUM está confirmada no METAL HARD dia 05 de fevereiro e irá se apresentar ao lado de excelentes bandas como KALIBAK,WISACHE e da atração internacional NIGHT DEMON. Qual a expectativa para esse festival?
Fernando - Não tem como ser diferente... As melhores possíveis. Primeiro por tocar com músicos que já conhecemos há anos e respeitamos tanto, no caso da KalibaK, sempre será um prazer inenarrável. Segundo, teremos a oportunidade de tocar ao lado de uma atração internacional, que está apontada como grande potencial para o futuro. E depois, será o nosso retorno após um hiato de quase dois anos sem uma apresentação convincente, onde possamos apresentar nosso novo trabalho na sua maior parte e assim começarmos a sentir a resposta do público para com ele. Será fenomenal... Estamos ansiosos. \m/ Hail
Sabazinho - Quais materiais da EXORDDIUM estarão à venda no METAL HARD?
Fernando - Com toda certeza, disponibilizaremos o nosso disco anterior, o "Sangue ou Glória". Mas estamos na correria para levarmos tanto os merchandising (camisas, broches, etc...), quanto algumas cópias do mais recente trabalho, o "Leviatã". Mas esse infelizmente não posso garantir, só quem estiver lá vai saber se foi possível ou não... (rs)
Sabazinho - Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:
Fernando - Hail Bangers! Tenham em suas mentes que para essa cena funcionar e ter longevidade só depende de seus adeptos. Chega de ficar de mimimi em seus quartos, escolhendo quem é melhor isso ou aquilo... Só existem dois tipos de música: a que te emociona e a que te faz tampar os ouvidos. PORTANTO, vamos todos apoiar aos músicos, bandas, produtores, casas de shows... Faça parte dessa história, como nossos pais, tios, avós fizeram no passado e nos possibilitaram esse mundo inigualável chamado "HEAVY METAL". Sabazin, muito obrigado pela confiança e pelo espaço cedido a banda Exorddium e a mim, esperamos retribuir sempre que possível o apoio nos dado. Que venha logo o dia 05/02/2017, será histórico!
Bangers, vivam a história! Hail \m/. Ass.: Fernando Amaral
SERVIÇO COMPLETO:
METAL HARD – Heavy Metal & Hard Rock Festival
NIGHT DEMON - Heavy Metal- diretamente dos Estados Unidos
WISACHE – Hard Rock- Belo Horizonte
EXORDDIUM –Heavy Metal – Contagem
KALIBAK– Heavy Metal – Belo Horizonte
Data: 05/02/17- Domingo
Horário: 16 Horas
Local: Matriz Casa Cultural - Rua Guajajaras ,1353,Belo Horizonte
Ingresso antecipado: 35 reais
Posto de vendas: Purple Records - Rua Rio De Janeiro,630,lj 58,Galeria da Praça Sete
Matriz Casa Cultural
Ingresso na portaria do evento: 40 reais
Censura 16 anos
Realização: Sabazim Produções
Informações :(31) 98883 3052