top of page

16° RISING METAL FEST : EXORDDIUM - Fidelidade ao Heavy Metal Tradicional

EXORDDIUM é sinônimo de Heavy Metal em Minas Gerais, com mais de uma década de estrada a banda de Contagem está na ativa tocando em vários eventos e produzindo material de qualidade. Essa devoção ao estilo,aliada a qualidade e profissionalismo de seus músicos fizeram do EXORDDIUM uma das principais e mais respeitadas bandas do estado na atualidade.Estão confirmados no 16° RISING METAL FEST,onde irão apresentar um show especial focado em seu novo e excelente CD intitulado Leviatã. Confira a entrevista com o guitarrista Paulo César.

Sabazinho - Nos últimos anos o Exorddium passou por uma importante mudança de formação que resultou na entrada do Eduardo Bisnik como vocalista. Quais os critérios utilizados para a efetivação dele na banda?

Paulo César - Primeiramente o talento como vocalista, que já apreciávamos em outras bandas que ele já fez parte. A banda já tinha amizade com ele, dividimos palco por várias vezes e sempre admiramos seu talento como vocalista e como pessoa. Dessa forma já tinha os dois quesitos principais que a banda sempre prezou. No momento inicial do convite, ele estava envolvido em alguns projetos que não o permitiria entrar para a banda e ter disponibilidade para se dedicar, mas aceitou o convite para cumprir a agenda de shows que tínhamos marcados na ocasião. Já no primeiro show a galeras se identificou com a sonoridade que a banda ganhou inclusive ele mesmo se impressionou com a resposta da galera. Com isso fizemos um planejamento para sua permanência na banda. A principio fizemos o EP Guerreiros do metal para termos um material de imediato com a participação dele e em seguida o clip da música Heavy metal, e com esta proposta de trabalho ele aceitou o convite e entrou em definitivo para banda.

Sabazinho - Qual a participação do Eduardo Bisnik na composição do novo CD “Leviatã”?

Paulo César - O Eduardo entrou com todo gás e inspiração neste álbum, compôs todas as letras do disco apenas a brinde a vida que foi composta por uma amiga, Núbia Alves. Compôs todas as linhas vocais, tarefas estas que anteriormente era divida entre todos os integrantes da banda. Sua participação no disco trouxe uma identidade musical para o álbum na parte vocal agregando ao instrumental que manteve suas essência, a sua voz combinou perfeitamente com o propósito musical da banda.

Sabazinho - Leviatã foi gravado no Estúdio Engenho e teve produção do renomado André Cabelo, ele contribuiu no processo de estruturação das composições?

Paulo César - Ele entrou como produtor do disco, as composições como já foi dito a parte de letras foi quase toda composta pelo Eduardo, e o instrumental pelo demais instrumentistas. Muitos pequenos arranjos foram criados no estúdio, dobras de guitarra, timbres e algumas sonoplastias foram sugeridas pelo André. O disco chegou bem estruturado no estúdio, e foi ganhando forma durante a gravação numa parceria da banda e André.

Sabazinho - A banda ficou satisfeita com o resultado final desse trabalho?

Paulo César - Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado final, fizemos um disco que gostamos de escutar, músicas que nos empolgam ao ouvi-las, se causar nos nossos fãs, essa mesma impressão que causou em nós, podemos dizer que cumprimos nosso dever. Queríamos fazer músicas que fossem de fácil assimilação, que as pessoas ouvissem uma vez e saíssem por ai cantando o refrão e acredito que conseguimos. Temos consciência que não fizemos o melhor disco do mundo, mas sabemos que fizemos o nosso melhor, e foi mais um aprendizado para os nossos próximos trabalhos. A evolução foi notável do sangue ou glória para o Leviatã, e continuaremos nos dedicando a música e ao Heavy metal para manter esta evolução.

Sabazinho - E como tem sido a repercussão do Leviatã perante público e mídia especializada?

Paulo César - Felizmente o público tem recebido muito bem o disco, a galera já canta as músicas nos shows, e recebemos elogios constantemente de quem ouviu o disco, alguns já elegem a música favorita do disco, cantam os trechos das musicas que mais gostaram, comentam as músicas, indicam para amigos, felizmente temos notado a empolgação de quem ouviu o disco. Um ponto importante que notei em alguns dos últimos show, é a presença da nova geração curtindo nosso som, com este novo trabalho conseguimos agradar essa faixa de público também, ficamos muito felizes em ver a “molecada nova” curtindo e apoiando a banda.

Pela mídia especializada, também foi bem recebido, obtivemos ótimas resenhas sobre o disco. Conseguimos uma media de nota muito boa, recebemos muitas observações técnicas e musicais também, assim como no disco anterior, e absorvemos cada uma como experiência para os próximos trabalhos.

No geral a aceitação foi excelente tanto do público quanto da mídia, mesmo com as critica e observações que recebemos de algumas resenhas, o ponto alto, que também foi o nosso propósito como banda, foi a musicalidade, e nesse ponto os dois lados foram coincidentes. Agora é colocar em pratica todo este aprendizado no palco e nos próximos trabalhos para levar aos nossos fãs sempre o melhor que pudermos fazer.

Sabazinho - A banda tem planos de lançar um novo vídeo- clipe?

Paulo César - Temos sim. Mas de imediato a prioridade é a divulgação do disco e shows. Como toda banda independente, temos pouco recurso financeiro, um vídeo clip demanda um certo investimento e um planejamento para isso, mas para 2017 nosso planejamento foi o lançamento do disco que já foi um investimento alto. Como já passamos de metade do ano, já estamos pensando no planejamento para 2018 e esse com será um ponto muito relevante.

Sabazinho - Logo após o lançamento do Leviatã uma inesperada notícia abalou amigos, fãs e seguidores do Exorddium, que foi a saída do excelente guitarrista Fernando Amaral. Quais motivos o levaram a deixar a banda e como vocês reagiram a esse acontecimento?

Paulo César - A banda em seus 13 anos de existência não criou uma tradição de constantes mudanças de formação, as formações sempre foram bastante estáveis e criamos muitos vínculos extra musicais na banda. Então qualquer desligamento de algum membro da banda é muito impactante para todos, justamente por esses outros vínculos criados que acabam sendo até maiores que o vinculo principal que é a banda. Mas a saída do Fernando foi muito amigável, por motivo profissional, sempre que tenho a oportunidade de tratar deste assunto faço questão de ressaltar que foi um cara fundamental para os dois discos lançados tanto na parte musical quanto administrativa se assim posso dizer. O Fernando é um irmão que eu tenho, nossa amizade vem de antes dele começar a tocar com a gente, a amizade fica e torcemos muito pelo sucesso na sua escolha, assim como ele também deixou claro seu apoio pela nossa caminhada.

Sabazinho -E como aconteceu à escolha de Túlio Zefferino como seu substituto?

Paulo César - O Túlio foi mais um caso comum na história da Exorddium, já era conhecido e amigo da banda desde o inicio da banda, a amizade começou no festival que rolava aqui em Contagem o Rock Studant, já dividimos palco com as bandas anteriores que ele tocou, já até tocou com a Exorddium numa jam de três bandas que existiam na época, Exorddium, Artagan e Arcadian banda que ele tocava na época por ironia do destino junto com o próprio Fernando.

A entrada do Túlio para a banda surgiu numa conversa informal sobre reviver este festival, que acabou a pelo menos 10 anos, o então produtor desse festival lançou essa possibilidade no facebook e ele comentou nessa postagem de tocar pelo menos uma música com a Exorddium novamente, e coincidiu justamente na ocasião em que o Fernando se desligou, mas ainda não tínhamos divulgado, ai o convidamos para cumprir a agenda de shows que tínhamos confirmados, pois a saída do Fernando foi muito repentina. Mas já no primeiro ensaio já curtimos o som com ele e já fizemos o convite e ele aceitou, e a banda está ai, pronta para continuar mandando o que mais gostamos de fazer, que o nosso som.

Sabazinho - O Exorddium está confirmado no 16° Rising Metal Fest dia 30 de setembro em Conselheiro Lafaiete dia 30 de setembro. Qual a expectativa para esse evento?

Paulo César - Estamos ansiosos para voltar à cidade, será nossa quarta participação no festival, e como já conhecemos a hospitalidade da cidade e a receptividade do público, a expectativa é ainda maior. Preparamos um repertório baseado no nosso novo álbum Leviatã, lançado no inicio deste ano e faremos uma apresentação regada ao puro Heavy Metal nacional. Contamos com a presença dos bangers da região para fazermos uma grande celebração ao Heavy Metal ao lado de grandes bandas do cenário nacional atual.

Sabazinho - Obrigado pela entrevista. O espaço está aberto caso queira acrescentar algo e para suas considerações finais:

Paulo César - Em nome da Exorddium agradeço ao Anderson “Sabazinho” por mais um convite e a confiança no nosso trabalho, parabenizar pela seriedade e profissionalismo à frente do festival. Agradecer ao público que sempre apoiou este festival, e estaremos presentes não só como banda, mas como expectadores curtindo todo o festival, afinal antes de sermos músicos somos bangers e aguardamos ansiosos para curtir o som destas grandes bandas do cenário nacional! Hail!

SERVIÇO COMPLETO :

16º RISING METAL FEST HATEFULMURDER - Thrash/Death Metal - Rio de Janeiro (Lançamento do CD Red Eyes) HAGBARD - Folk Metal - Juiz De Fora (Lançamento do CD Vortex To An Iron Age) EXORDDIUM - Heavy Metal - Contagem (Lançamento do CD Leviatã) TREVOSE - Thrash Metal - São João Del Rey WILD LEATHER - Hard Rock - Belo Horizonte Data: 30 de setembro de 2017 (Sábado) Horário: 20 Horas Local: Milênio - Rua Doutor Victor Bhering, nº310, Bairro Angélica -Conselheiro Lafaiete/MG Classificação: 18 anos Ingressos antecipados: 25 reais Ingressos na portaria do evento: 30 reais

Postos de vendas: Conselheiro Lafaiete: Bar do Banha - Praça Barão De Queluz,150, Centro Congonhas: 3G Games - Rua Padre Antônio Côrrea, 69, LJ 07, Quarteirão Açominas Ouro Branco: Taberna Do Rock - Av. Mariza De Souza Mendes, 1128, Pioneiros

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 
bottom of page