14° HEAVY FEST : TANTUM - Heavy Metal clássico repleto de charme e magia
Em pouco tempo de estrada a TANTUM se tornou uma das bandas mais elogiadas da nova geração do Heavy Metal mineiro. Além do som cativante a TANTUM também se destaca pela postura de palco e pelos cuidados na produção de cenário e figurino.
Para conhecer conhecer melhor a banda que está confirmada no 14° HEAVY FEST em Conselheiro Lafaiete/MG eu entrevistei a talentosíssima vocalista Chervona Zmiya.
Sabazinho : Primeiramente queria que comentasse sobre suas origens, sua paixão pela música e sua mudança para Belo Horizonte:
Chervona : Eu sou do interior de MG, São Pedro dos Ferros. Vivi lá por 18 anos. É uma cidade bem pequena, carente de oportunidades culturais e artísticas, mas desde criança gostava muito de música e tive o privilégio de ter o apoio dos meus pais, então, não me interessando por nada além de arte, comecei a estudar teclado e teoria musical aos 9 anos de forma autoditada; aos 11 começei a cantar em apresentações de escola e aos 14 comecei a aprender um pouco de violão. Aos 14 já gostava bastante de rock, cantava algumas coisas do gênero e já compunha. No entanto, não me desenvolvi tanto musicalmente na infância e adolescência justamente pela falta de orientação formal e oportunidades. Tive sorte de, aos 13 anos, entrar em um grupo de teatro e tive, a partir dele, as minhas primeiras experiências relevantes na arte, viajando com o grupo, apresentando espetáculos e etc. A experiência com o teatro moldou bastante as minhas escolhas futuras e postura dentro da arte. Ao me formar no ensino médio, prestei o vestibular e fui aprovada no curso de Artes Cênicas na UFOP. Sendo assim, em 2017 me mudei para Ouro Preto e lá morei um ano e meio. No entanto, não me sentia feliz na cidade, queria um lugar maior, com mais oportunidades e queria me reaproximar da música e tentar novas oportunidades. Foi assim que decidi prestar o vestibular para Teatro na UFMG. Passando no vestibular, me mudei para Belo Horizonte em agosto de 2018.
Sabazinho : Imagino que quando se mudou para Belo Horizonte já tinha a intenção de montar uma banda de Heavy Metal. Como foi o surgimento da Tantum e sua proposta musical?
Chervona : A busca pela formação da Tantum se iniciou, literalmente, no meu primeiro dia em Belo Horizonte. Eu já tava determinada a começar uma banda quando vim para cá, mas como não conhecia ninguém na cidade, fui logo procurando grupos de músicos no facebook e fiz anúncios procurando instrumentistas para formar uma banda. A proposta era um som exclusivamente autoral, com influências diversas de Heavy Metal, Hard Rock, Rock Progressivo, Psicodelia e outros, com instrumentos variados, como flauta transversal (que aprendi a tocar por conta da banda), um visual glam e performances cênicas. Com esse intuito de montar banda e ter reconhecimento na cena belorizontina, me vi necessitada de ter um conhecimento musical mais formal, então, ao me formar no curso de Teatro, prestei o vestibular para música na UFMG e fui aprovada para o bacharelado em Canto Erudito.
Desde a primeira busca para a formação da banda, apareceram muitos instrumentistas, fiz inúmeros testes, mas a primeira formação com quem cheguei de fato a gravar material foi edificada no final de 2019. O trabalho com essa primeira formação passou por inúmeras complicações, dentre elas a pandemia, que nos impediu de trabalhar juntos por um ano. Esse tempo com a banda parada, no entanto, fez com que eu acelarasse o processo de composição das músicas que viríamos a trabalhar. Então, os trabalhos da banda foram de fato realizados em 2021, com o retorno das atividades. Com isso, ao longo de 2021 gravamos o vídeo ao vivo da música Wicked Spirit, fizemos nossos primeiros shows e gravamos o álbum Turning Tables, com o produtor musical André Cabelo, do estúdio Engenho.
Sabazinho : A Tantum recentemente lançou o álbum “Turning Tables”, como tem sido a repercussão desse trabalho?
Chervona : Após a gravação do álbum, houve uma ruptura em que o guitarrista e o baterista que tocavam conosco se desligaram da banda. Então, o processo de lançamento foi bem complicado e demorou bem mais que o previsto, sendo lançado em novembro de 2022. Mas mesmo com o atraso do lançamento e a banda passando por um processo de reestruturação, houve uma receptividade do público bem bacana. Eu e o Laer, que fomos os responsáveis pela continuidade da banda, tivemos bastante receio do lançamento não gerar nenhuma repercussão, mas criamos uma certa expectativa no público e parece que todos impressionaram com a nossa sonoridade trazendo uma proposta diferente dentro do Heavy Metal. Fizemos um show de lançamento do álbum em novembro, no mister rock, anunciando junto ao álbum o novo guitarrista e baterista da Tantum, e esse anúncio da nova formação também colaborou muito para a repercussão do nosso trabalho e o retorno da banda como um todo.
Sabazinho : Existe alguma possibilidade desse trabalho ser lançado em formato físico?
Chervona : Sim, temos esse desejo, mas ainda não temos previsão de quando será possível.
Sabazinho : A Tantum passou por um período longe dos palcos para mudanças na formação, mas os novos integrantes Pedro Cindio (Bateria) e João Brumano (Guitarra) parecem terem se encaixado perfeitamente na proposta da banda. Como foi o processo de escolha e quais as principais contribuições deles nesse momento da Tantum?
Chervona : O processo de escolha foi um pouco lento, fizemos testes com vários músicos, mas o que foi determinante para a escolha foi encontrarmos neles os mesmos objetivos musicais como trabalho, compatibilidade sonora, visões políticas alinhadas com a esquerda e contra o conservadorismo, interesse em fazer um trabalho visualmente trabalhado e com performances cênicas. Eles tem colaborado muito na nossa busca de trazer mais peso para nossas músicas, performances cada vez mais trabalhadas e novas influências sonoras. A banda está agora com uma postura mais séria, profissional e engajada. Eles vieram só para acrescentar, nos melhores sentidos.
Sabazinho : A Tantum já está compondo novo material com essa formação?
Chervona : Sim, já temos duas novas músicas prontas e outras em andamento. Inclusive, uma delas já foi apresentada no show de reestreia da banda.
Sabazinho : Além de todo reconhecimento com a Tantum, você também tem brilhado em diversas participações especiais em outras bandas, atuado em corais e dando aulas de canto. Sinta-se à vontade para comentar sobre essas atividades:
Chervona : Tenho recebido vários convites maravilhosos desde que comecei a atuar no metal underground belorizontino. Tive o prazer de fazer participações com a banda de Doom Metal Ol Audrey's Funeral algumas vezes; fiz uma participação no show do Guilherme Bizzotto, do Kamikaze no Camping Rock de 2022 e gravei backing vocals para o single Out of the Cellar da banda de Heavy Metal Hellway Train e fiz uma participação cantando em um dos shows da banda. É maravilhoso emprestar minha voz e minha performance para bandas que eu sou completamente fã e que influenciam muito o meu trabalho. Esse tipo de parceria sempre fortalece o meio underground.
Sabazinho : A Tantum está confirmada no Heavy Fest dia 18 de março em Conselheiro Lafaiete, uma cidade que é reconhecida pelo espaço as bandas autorais e por ter na história a participação nos festivais de bandas nacionais e internacionais que hoje são destaques no cenário mundial. Qual a expectativa para esse evento?
Chervona : Estamos com alta expectativa. Já fui em shows realizados pelo Sabazim e desde então, sonhei em tocar em Lafaiete com a Tantum. Adoramos receber este convite e estamos preparando para esse show um repertório bem interessante, com performances e figurinos autênticos e queremos fazer essa nossa primeira participação na cidade ser inesquecível.
Sabazinho : Quais materiais da Tantum estarão à venda no Heavy Fest?
Chervona : A princípio, bottons, patchs, adesivos e camisas.
Sabazinho : Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto para suas considerações finais:
Chervona : Agradeço muito ao Sabazim pela oportunidade de conceder essa entrevista, abrir espaço para o trabalho da Tantum e espero superar as expectativas do público com o nosso trabalho. Que o underground seja cada vez mais fortalecido e vida longa ao metal!
SERVIÇO COMPLETO :
14º HEAVY FEST
SILENT CRY – A lenda do Gothic/Doom Metal – Governador Valadares - MG Lançamento do novo CD Terra
TANTUM – Heavy Metal – Belo Horizonte – MG
MORTOM – Thrash Metal – Betim -MG
Data: 18 de Março Horário: 20 horas Local: Milênio – Rua Doutor Victor Bhering, 310 B, Bairro Angélica, Cons. Lafaiete- MG Ingressos antecipado: 30 reais Promoção: Combo ingresso antecipado + CD Silent Cry “Terra” : 40 reais Ingresso na portaria: 35 reais Pontos de vendas: Bar do Banha- Praça Barão de Queluz,150, Centro Sympla Pix (31) 98883 3052 Classificação 18 anos Maiores informações: (31) 988833052
コメント