16º HEAVY FEST : STURZEN - Heavy Metal clássico com letras em português e sonoridade cativante
- sabazinhometal
- 7 de jun.
- 5 min de leitura
Formada em Betim/MG a STURZEN é daquelas bandas que quanto mais ouvimos, mais dá vontade de ouvir.
É aquele Heavy Metal clássico com pitadas de Hard Rock, com riffs bem trabalhados, refrãos grudentos e letras em português bem elaboradas, tudo isso executado por músicos de ótimo nível técnico.
Para nossa satisfação a STURZEN está confirmada no 16º HEAVY FEST dia 06/07/25 em Conselheiro Lafaiete/MG e para conhecer melhor a banda eu entrevistei o baterista Guilherme Leopoldino.

SABAZINHO - Desde a primeira vez que te vi tocando bateria eu gostei do seu estilo combinando pegada e técnica, e notei também uma grande empolgação e paixão pelo Heavy Metal. Queria que comentasse sobre o início de sua trajetória como músico, suas influências e bandas que participou:
GUILHERME - Bom, primeiramente agradeço a oportunidade que você deu para a Banda Sturzen apresentar seu trabalho autoral, é muito importante para nós a participação nesses festivais com tantas bandas excelentes do cenário do Heavy Metal. Comecei tocar bateria no final do ensino médio, aos 18 anos, momento no qual me reuni com demais amigos para montarmos nossa primeira banda de rock, na época a "SLIVED", banda autoral de Punk Rock. Nesse momento estávamos aprendendo a tocar os instrumentos, cheios de empolgação e energia da juventude, tínhamos oportunidade para dedicar algumas horas diárias para praticar os instrumentos, o que nos fez melhorar e aprender uns com os outros. Não tínhamos bons instrumentos e equipamentos, nem ao menos muitas oportunidades e acessos a materiais didáticos para os instrumentos, buscávamos materiais emprestados (revistas, fitas de vídeo aula) na tentativa de aprender e melhorar cada vez mais. Aos poucos fomos melhorando e enveredando por novos desafios, tentando tocar músicas mais complexas e fazendo algumas apresentações.
Infelizmente aconteceu algo fatídico, roubaram nossos instrumentos e quase parei de tocar bateria. Quando consegui comprar uma nova bateria, a banda SLIVED tinha separado e montei uma banda que tocava exclusivamente Heavy Metal e Heavy Metal Melódico, na época eu fazia aulas de bateria em uma escola em Contagem, foi um momento que melhorei bastante, pois, além das aulas, eu tocava com músicos mais experientes e muito solidários.
Sempre tento treinar e aprender algo novo sempre na bateria, claro que sei de meus limites, pois, não tenho o tempo que queria ter para treinar e me dedicar ao instrumento, mas, tocar bateria é algo que faz parte da minha vida e é algo que faz sentido fazer para minha existência, para me manter verdadeiramente vivo.
SABAZINHO - E como foi o processo de formação e a proposta inicial da STURZEN ?
GUILHERME - Por volta de 2008 dei uma pausa com as bandas, momento no qual me dediquei aos estudos na Universidade (me formei como professor de Educação Física Bacharel e licenciado), voltei a tocar em 2015, juntamente com dois antigos membros da banda Slived (Dieno Barbosa e Elias Amaral), a ideia éramos voltar a tocar e gravar as músicas autorais que tínhamos feito entre 2003 e 2006, para isso convidamos o Regis Sturzeneker para ser vocalista e guitarrista, mas, acabou não dando certo por conflito de horários.
Assim, o Regis Sturzeneker me convidou para o projeto que se tornou a banda Sturzen, esse projeto já contava com o Thiago Vieira no baixo, eu acabei indicando o Dieno Barbosa para guitarra, deu muito certo e a STURZEN surgiu com muita disposição.
O Régis já tinha algumas ideias de músicas elaboradas, o Thiago também, então eu e o Dieno somamos com mais ideias e aos poucos fomos dando vida e gravando às 8 músicas que fazem parte de nosso álbum de estreia, que foi lançado em 2023.
SABAZINHO - Eu achei as músicas da STURZEN bem elaboradas e curti o conteúdo das letras. Vocês tiveram influência direta de alguma banda brasileira quando decidiram compor em português ?
GUILHERME - O processo de criação das músicas da STURZEN foi e é muito interessante, como gravamos tudo em nosso Home Stúdio, não fazemos o trabalho com pressa ou pressão, por isso, criamos primeiramente uma demo, vamos trabalhando e lapidando ela com as ideias que vão surgindo e encaixando da maneira que achamos ser melhor.
Nossas influências são diversas, mas principalmente do heavy metal e suas vertentes, bandas brasileiras que podemos destacar como influência na questão instrumental são Angra e Shaman. Com relação às letras cantadas em língua portuguesa, nossa proposta é, com isso, ampliar o horizonte de alcance do Heavy Metal em nosso país, por isso, apresentamos letras que abordam temas do nosso cotidiano de forma direta.
SABAZINH0 - Comente sobre os lançamentos da STURZEN e a repercussão dos mesmos perante público e crítica especializada:
Nosso primeiro lançamento oficial foi o single-clipe da música "Dias de Trovão" em 2018, que foi bem recebido pelo público e nos deu muita força para terminar as gravações das músicas de nosso primeiro álbum e abriu oportunidades para participação em vários festivais na região metropolitana. No período da pandemia aproveitamos para focar nas gravações e etapas de produção das músicas e em 2023 lançamos oficialmente nosso primeiro e tão sonhado álbum. O álbum foi lançado nas plataformas de streaming musical e também de forma física (CD), realizamos um evento de estréia que contou com um excelente público. Conseguimos vender uma boa quantidade dos CDs físicos e nossos vídeos e números nas redes sociais melhoraram bastante. Realizamos em 2023 várias apresentações tocando o álbum integralmente, inclusive saímos da região metropolitana e tocamos no Norte de Minas Gerais, em Montes Claros.
Mas, ainda temos no nosso planejamento muitos espaços nos quais pretendemos apresentar nosso trabalho e levar nossa música para mais pessoas.
SABAZINHO - Como está atualmente o cenário underground em Betim/MG ?
GUILHERME - Posso dizer que o cenário está voltando a ter um bom movimento, isso graças ao esforço de algumas bandas (Mortom, Projeto MK, Sturzen, Extinção, Excória, Beyond The Touch), e, algumas pessoas, com grande destaque para o Flávio Amaral (Mortom e Excória) que tem puxado o movimento e organizado alguns eventos bem bacanas e organizados, tudo com muito esforço e empenho.
A ideia que temos é fortalecer cada vez mais os eventos para que as bandas autorais estejam sempre em evidência mostrando seus trabalhos e incentivando o surgimento de mais artistas.
SABAZINHO - O que nós headbangers de Conselheiro Lafaiete e região podemos esperar do show da STURZEN dia 06/07/25 no 16º HEAVY FEST ?
GUILHERME - Podem esperar um show com muita energia, muita entrega e vontade de fazer as cabeças balançarem bastante! Iremos com muita alegria e empenho apresentar nossas músicas autorais e também teremos surpresas homenageando bandas que são referências em nossa trajetória!
SABAZINHO - Quais materiais da banda estarão à venda no 16º HEAVY FEST ?
GUILHERME - Iremos levar CD's (físico), bonês e camisas da banda.
SABAZINHO - Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo :
GUILHERME - Novamente agradeço a oportunidade de contar um pouco a trajetória da banda Sturzen, vai ser um prazer estar com vocês em julho nesse evento massa. Muito obrigado !
SERVIÇO COMPLETO :
16º HEAVY FEST
PATH TO NIHIL - Gothic / Industrial Metal - São João Del Rei/MG
OGUM - Thrash Metal - Belo Horizonte/MG
BRISÄ - Stoner/Doom - Congonhas/MG
STURZEN - Heavy Metal - Betim/MG
DATA : 06/07/25 (Domingo)
HORÁRIO : 15 HORAS
LOCAL : SEVEN BEER - Rua Allex Milagre, 17, Ouro Verde - Conselheiro Lafaiete/MG
INGRESSO ANTECIPADO : 30 Reais
INGRESSO NA PORTARIA : 35 Reais
PONTOS DE VENDAS : BAR DO BANHA, SYMPLA ou PIX (31) 98883 - 3052
INFORMAÇÕES : (31) 98883-3052
Comments