16º HEAVY FEST : OGUM - Thrash Metal consciente e com respeito as nossas origens
- sabazinhometal
- 5 de jul.
- 3 min de leitura
Formada em Belo Horizonte/MG a OGUM tem fortes influencias do Thrash Metal dos anos 80 e ao mesmo tempo um peso e groove que tornam o som da banda bem atual. Com dois EPs lançados e muitos shows pelo underground mineiro eles retornam a Conselheiro Lafaiete para serem um dos destaques do 16º HEAVY FEST dia 06/07/25.
Para saber mais sobre o atual momento e projetos futuros da OGUM eu entrevistei o baixista/vocalista Guim .

SABAZINHO : Primeiramente, comente sobre os trabalhos lançados, a evolução e trajetória da banda até chegar ao mais recente EP “ Imminent Threat”:
GUIM : Em 2012, no ano em que a banda surgiu, lançamos uma demo com sete faixas. Em 2015 lançamos o EP Panorama Of Destruction com duas faixas e o clipe de Panorama Of Destruction. Em 2024 lançamos o EP Imminent Threat com novas músicas e seguimos compondo!
SABAZINHO : A banda tem planos de lançar um álbum completo?
GUIM : Sim, essa é a idéia. Iremos lançar o primeiro álbum completo reunindo as músicas da primeira demo e dos outros dois EP’s. Estamos também compondo novas músicas para um segundo álbum que será cantado em português.
SABAZINHO : A começar pelo nome, OGUM, que é de origem africana, vocês foram uma das primeiras bandas que conheci no underground a abordar sobre a cultura afrodescendente. Sempre admirei isso e atualmente existem muitas outras bandas com essa temática, muito mais engajamento para resgatar nossa história. Como você analisa esse atual momento de mais consciência dentro da cena?
GUIM : Acredito que seja um reflexo da conscientização popular que vêm acontecendo nas classes mais pobres, mesmo que ainda seja de maneira lenta e gradativa. Na cena underground isso se reflete em um ambiente mais respeitoso pois atitudes racistas, misóginas, homofóbicas, transfóbicas e facistas de extrema direita não são aceitas nesse ambiente.
SABAZINHO : Independente de estar ou não tocando, você procura estar presente nos festivais underground de BH e região. Dessa nova geração de bandas que assistiu, quais você destacaria?
GUIM : Algumas bandas não são tão novas assim mas posso dizer que me impressionaram, no palco e/ou ouvindo no streaming, as bandas Morto, Degrador, Beyond The Touch, Old Audrey’s Funeral e Double Cross.
SABAZINHO : No próximo dia 06 de Julho a OGUM retorna a Conselheiro Lafaiete no 16º HEAVY FEST, quais materiais da banda estarão à venda no evento?
GUIM : No momento que temos apenas Bóttons em duas cores.
SABAZINHO : Em 2022 você lançou um interessante álbum solo, onde demonstrou muita musicalidade e um talento que vai além do Metal. Como foi o processo de composição, gravação, produção e repercussão desse trabalho?
GUIM : Amálgama foi meu primeiro álbum solo instrumental fruto de composições antigas e arranjos de 15 a 20 anos atrás que ficaram engavetadas até então. Sempre escutei muita música diversa e isso resultava em criar arranjos diversos, outros estilos musicais. Em 2020 comecei a trabalhar no material e quis abordar outros estilos como funk, blues, fusion, smooth jazz etc e quase tudo saiu com a mão pesada do rock. Toquei e gravei todos os intrumentos no meu quarto exceto a bateria que foi programada, na época não dava para levar um baterista e gravar em estúdio por estarmos no meio da pandemia. Deixar de pensar como baixista de thrash metal e pensar como produtor e arranjador fazendo tudo sozinho foi um esfoço brabo! Eu já fazia a mesma coisa no Ogum mas a diferença é que na banda eu nunca fiz nada sozinho. A mixagem e masterização foram feitas no Estudio Engenho pelo André Cabelo (Chakal) e fiquei bem satisfeito com o resultado final. Eventualmente escuto minhas músicas e até o momento não me arrependo das decisões tomadas na produção. Não teve muita repercussão, talvez por ser um estilo bem mais nichado e específico que o metal e o foco sempre ter sido o Ogum. Ainda estou trabalhando a ideia de montar uma banda para tocar meu álbum no underground afora!
SABAZINHO : Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:
GUIM : O prazer é nosso, underground é nós por nós. Seguimos fazendo o melhor possível para fazer valer o tempo de quem curte som pesado e que resolve sair de casa para nos ver tocar em meio à esse turbilhão de estímulos e contratempos da sociedade. Tamo Junto!
SERVIÇO COMPLETO :
16 º HEAVY FEST
PATH TO NIHIL - Gothic / Industrial Metal - São João Del Rei/MG
OGUM - Thrash Metal - Belo Horizonte/MG
BRISÄ - Stoner / Doom - Congonhas/MG
STURZEN - Heavy Metal - Betim/MG
DATA : 06/07/25 (Domingo)
HORÁRIO : 15 HORAS
LOCAL : SEVEN BEER - Rua Allex Milagre, 17, Ouro Verde - Conselheiro Lafaiete/MG
INGRESSO ANTECIPADO : 30 Reais
INGRESSO NA PORTARIA : 35 Reais
PONTOS DE VENDAS : BAR DO BANHA, SYMPLA ou PIX (31) 98883 - 3052
INFORMAÇÕES : (31) 98883-3052
Comments