top of page

16º HEAVY FEST : PATH TO NIHIL - Química perfeita entre o Gothic e Industrial Metal.

  • sabazinhometal
  • 19 de jun.
  • 7 min de leitura

Formada em São João Del Rei/MG a PATH TO NIHIL apresenta um som pesado e sombrio, com muita musicalidade, excelente produção e melodias envolventes que agradam fãs de diversos estilos.

Atualmente a banda trabalha na produção do tão aguardado novo disco e se prepara para o show no 16º HEAVY FEST no próximo dia 06 de Julho em Conselheiro Lafaiete/MG.

Para conhecer melhor a bandas eu entrevistei o vocalista Pedro e o guitarrista Igor.


1-    Quando foi formada e qual a proposta inicial do PATH TO NIHIL?

1-    Quando foi formada e qual a proposta inicial do PATH TO NIHIL

Sabazinho : Quando foi formada e qual a proposta inicial da PATH TO NIHIL ?

1-    Quando foi formada e qual a proposta inicial do PATH TO NIHIL?

Pedro Moreira : O Path to Nihil surgiu entre 2015 e 2016 comigo e com o Igor com a proposta de trabalhar em sons autorais que fossem mais voltados ao gothic, doom e industrial. Algo mais obscuro, tanto liricamente quanto na sonoridade. A partir daí o Pedro Reis entrou no barco, assim como o Karol , Iago e o Caio (nosso primeiro guitarrista e nosso primeiro baixista).


Igor : Sim, nos juntamos em 2015 com essa mentalidade de formar um projeto autoral, e fazer um som com uma proposta diferente do que já tínhamos trabalhado. Daí com o ingresso dos demais membros, depois de algumas tentativas frustradas de fundar uma banda, gravamos uma música (“Dishease”), e lançamos no Youtube... foi assustador, o vídeo repercutiu de uma forma que a gente não esperava, tiveram até páginas europeias do gente compartilhando nosso lançamento. Esse movimento nos levou a primeira demo, e também ao lançamento oficial da banda que ocorreu no primeiro “Purge Festival”. A partir daí começamos a trabalhar no que se tornaria “Lis”, e o resto da história ainda estamos escrevendo.


Sabazinho : Quais bandas influenciaram diretamente no som da PATH TO NIHIL ?


Pedro : Do meio do rock e metal, Type O Negative, Paradise Lost, Opeth, Woods of Ypres, Tiamat, Katatonia, Alcest, The Cure, Theatre of Tragedy, Ghost, Oomph!, Rammstein. Mas nossa influência também vem de vários lugares longe desse meio, como diversas músicas dos anos 80, trilhas sonoras de jogos, filmes e, pessoalmente, cantores como Hozier.  


Igor : Pois é, temos influência musicais muito diversas. Cada músico trazia uma bagagem, um gosto e uma vivência diferente. E aí a gente tenta criar uma amalgama de tudo, e colocar ainda sim, nossa cara.


Sabazinho : Em relação aos trabalhos lançados como foi a distribuição, divulgação e repercussão perante público e crítica especializada ?


Igor : Cara, desde quando lançamos a primeira música, considero que a repercussão foi excelente! Sempre fizemos tudo de forma independente, e com o alcance orgânico das redes... e assim o público sempre abraçou demais nosso trabalho. Sou muito realizado por isso!


Pedro : A recepção foi extremamente positiva, principalmente no contexto de Pandemia em que “Lis” foi lançado. Fizemos uma live de Halloween próximo ao lançamento (que teve uma ótima repercussão) e tivemos a honra de participar da edição online do Roça ‘n’ Roll que foi fantástica para todos nós. Desde então ainda me surpreendo vendo que as pessoas conhecem várias das letras e cantam juntos em nossos shows, é surreal!


Sabazinho : Desde a primeira vez que vi o vídeo de Ginger Swan fiquei impressionado pela qualidade musical e produção da PATH TO NIHIL. Como foi o processo de produção de vídeo-clip ?


Igor : A gente tava vendo a repercussão que o trabalho tinha, e mesmo com as limitações que a gnt tinha de dar constância ao trabalho da banda (cada um tem um trabalho, e depender da disponibilidade de todo mundo pra trabalhar, fica muito complicada). Isso fez a gente concluir que precisássemos fazer um clipe, não importa como! Haha a gente ainda tá no primeiro, mas acredito que em breve deve vir mais por aí.


Pedro : A escola de música Nova Sonora em SJDR cedeu o espaço para fazermos a gravação e o Gabriel Carvalho fez as filmagens para a gente. Chegamos lá com alguns elementos e algumas ideias soltas do que gostaríamos que estivessem no vídeo. Mas o processo foi bem “espontâneo” eu diria. Muitas cenas foram concebidas na hora porque achamos algum ângulo ou algum lugar que ficaria legal para o vídeo-clip. Todo o processo foi até um pouco corrido porque tivemos que gravar tudo em uma tarde, antes que anoitecesse e antes que nossas maquiagens derretessem hahaha.


Sabazinho : Eu sei que estão trabalhando em um novo disco, esse trabalho será lançado em formato físico ?


Pedro : Estamos terminando de gravar o nosso segundo CD e sinto que conseguimos amadurecer bastante nosso som e definir melhor como soa o Path to Nihil. Em um primeiro momento, não está nos nossos planos lançar no formato físico, mas dependendo da demanda podemos avaliar sim a possibilidade.


Igor : Estamos muito ansiosos pra entregar logo esse material, mas ainda sim estamos fazendo tudo com a máxima cautela. Agora com a entrada do Vini na banda, tenho certeza que as coisas vão começar a fluir melhor. Por enquanto nosso projeto é soltar tudo somente na Internet, ainda nem chegamos a cogitar o formato físico... por enquanto a nossa maior ansiedade é ver a reação dos admiradores da banda quando ouvirem o novo material.


Sabazinho : Eu acompanho e curto a cena underground de São João Del Rei a muitos anos, correspondia com o fanzine Blood of The Kings, frequentei os festivais no "Caminho do Trem" e trouxe Skyeart, Escape e várias outras bandas para tocarem aqui. Depois parece que a cena esfriou um pouco e vcs tentaram reviver esse período com o Purge Festival ano passado. Esse objetivo foi alcançado ?


Pedro : Cresci ouvindo falar desses eventos e acho até que tenho uma dessas Fanzines em casa hahaha. O Purge Festival ano passado foi a segunda edição desse evento, sendo que a primeira foi em 2017 em um palco no meio da rua que juntou bastante público. O Purge em si foi um evento muito foda e reuniu gente de diferentes épocas do role de SJDR e região. Mas eu não diria que a cena precisava ser revivida necessariamente. Hoje em dia, graças ao Void Rock Bar e o La Motta, que abrem espaço para várias bandas da região, praticamente toda semana tem vários eventos da cena. Também não faltam bandas em SJDR fazendo um trampo autoral FODA e lançando material de muita qualidade, como Remédio sem Causa, Trevose, Winglets, Tiago Trotta, Noise More Bleed, In Crepitus, Dedo do Meio, Gaspacho, dentre várias outras. Sem contar outras bandas da região como Left Behind, Apple Sin, Snakes of Illusion, Rising Rebellion, Shadow Greiver, Tutô Junkies e Tio Pankas, que frequentemente fazem show por lá.


Igor : Pois é! Concordo muito com o Pedro. Nós, como parte de um movimento que representa a contracultura sempre tivemos espaço em São João e região. Mesmo que aconteçam obstáculos ao longo do tempo, sempre existirá uma parcela de jovens ansiosos e furiosos querendo gritar e colocar tudo pra fora. Antes mesmo do Void e do La Motta, São João tinha o Grooves, o Cantinho da Canja e diversos outros espaços que abriam espaço pra todas essas banda citadas anteriormente. O Purge não vem como renascimento dessa cena, e sim como parte dela! E as duas edições foram completamente sinistras e muito além do que esperávamos! Na ultima tivemos um publico um público de quase 500 pessoas. Pra nós isso foi sensacional!


Sabazinho : A PATH TO NIHIL está confirmada no 16º HEAVY FEST em Conselheiro Lafaiete dia 06 de Julho, o que vcs conhecem do cenário undreground da cidade ?


Pedro : A primeira coisa que me vem em mente são os roles organizados pelo Sabazinho. Desde que comecei no meio da música eu ouvia falar dos eventos que ele organizava e como trazia bandas de vários lugares. Já até cheguei a participar de um deles com a Noise More Bleed. Quanto à cena musical, consigo lembrar das bandas Downfall e Abyssal Agony que são bem fodas! Estou ansioso para participar de outro evento em Lafaiete, trocar ideia com a galera e conhecer mais do que andam fazendo por lá!


Igor : É a primeira vez indo a Lafaiete tocar, e assim estamos muito esperançosos. Esperamos entregar um show maravilhoso e conquistar o público do evento com nosso trabalho. Desde quando fizemos a banda, sempre ansiamos tocar em eventos tipo o Roça, ou os eventos do Anderson, e agora estamos aqui com mais essa porta aberta e conquistando mais um passo da nossa trajetória.


Sabazinho : Haverá material físico da PATH TO NIHIL a venda no 16º HEAVY FEST ?


Pedro : Com certeza! Nosso primeiro CD “Lis” vai estar disponível em formato físico e estaremos lá com diferentes modelos de camisas da banda.


Igor : Pois é, estamos correndo pra preparar o máximo de material possível, e espero que o público goste de tudo! Tudo está sendo feito preparado e ensaiado com muito carinho.


Sabazinho : Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo :


Igor : Em nome de todo o Path to Nihil, gostaria de agradecer ao convite e a oportunidade de tocar no festival, e também dessa entrevista. Somos todos muito gratos por todos reconhecimento, e todo carinho que recebemos dos nossos fãs e admiradores. Esperamos nos encontrar novamente em oportunidades futuras, um grande abraço a todos!



SERVIÇO COMPLETO :


16 º HEAVY FEST


PATH TO NIHIL - Gothic / Industrial Metal - São João Del Rei/MG


OGUM - Thrash Metal - Belo Horizonte/MG


BRISÄ - Stoner / Doom - Congonhas/MG


STURZEN - Heavy Metal - Betim/MG


DATA : 06/07/25 (Domingo)

HORÁRIO : 15 HORAS

LOCAL : SEVEN BEER - Rua Allex Milagre, 17, Ouro Verde - Conselheiro Lafaiete/MG


INGRESSO ANTECIPADO : 30 Reais

INGRESSO NA PORTARIA : 35 Reais


PONTOS DE VENDAS : BAR DO BANHA, SYMPLA ou PIX (31) 98883 - 3052

INFORMAÇÕES : (31) 98883-3052
















 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 

© 2023 por PRODUÇÃO DE EVENTOS. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus
bottom of page