top of page

19º RISING METAL FEST : BLACK FEATHER KLAN - Stoner Doom Metal pesado, fuzzado e sabático

O Stoner Metal é um estilo em ascensão na música pesada brasileira e a BLACK FEATHER KLAN é um dos destaques no nosso underground.

Apresentando um som pesado, fuzzado e com fortes influências de Black Sabbath a banda é uma das atrações mais aguardadas do RISING METAL FEST dia 17 de setembro em Conselheiro Lafaiete/MG.

Para conhecer melhor a banda eu entrevistei o baixista Rubens Trindade.




Sabazinho : Desde nossos primeiros contatos eu percebi que você é uma pessoa muito carismática e respeitada no cenário de BH, está sempre ativo com bandas e eventos dando aquele gás que move o underground. Queria que comentasse sobre sua trajetória no cenário mineiro, as bandas e eventos que fez parte:


Rubens : Obrigado pela oportunidade e acredito que pessoas como a gente que fazem as coisas acontecerem, mantendo o underground vivo, acaba tendo o respeito da galera, como uma resposta ao trabalho e trajetória construída. Você, mais do que ninguém, sabe que a gente não tem retorno financeiro no underground, a gente faz porque gosta e não raro, tira até do próprio bolso para que os rolê continuem acontecendo. Acho que a minha grande contribuição foi ter sido dono de estúdio podrão, voltado para música pesada e todas as suas vertentes, foram 19 anos de estúdio, onde nasceram bandas como o Drowned, que vai dividir palco com a gente aí em Lafaiete. Muitos shows foram feitos com o meu equipamento e eu sempre procurei ajudar tentando melhorar o som das bandas no palco, porque sempre acho que estamos todos no mesmo barco e temos que nos ajudar sempre. Com bandas, toquei na Mortthrash, na Negative Soul, na Mix A.D, no Preceptor e agora estamos voltando com a Negative Soul e continuo com a BFK. Já em termos de shows, fiz vários aqui e em outros Estados, então melhor nem citar! Mas, um grande foi com a Preceptor, abrindo para o Deicide.


Sabazinho : Eu vi que os eventos Showfralda e Showcaldo foram sucesso e com um astral muito massa, já existe alguma previsão para os próximos nessa linha?


Rubens : O Showfralda foi uma versão pocket do Showcaldo, que é a comemoração dos aniversários meu e do Vinicius, Guitarrista do Vulgaris Inc. e que atualmente toca comigo também na banda de hardcore/metal Negative Soul. O Showcaldo rolava dentro da minha casa, o show era na minha sala. É o evento que se encontram pessoas que celebram a felicidade de tá junto, independente do gosto musical, tanto é que é um evento que tem desde bandas de Grindcore, Death Metal até banda de cover de rock clássico. Não tem divisão, não tem preconceito e tudo mundo vai para curtir! felizmente, o evento cresceu muito e não cabe mais 180, 200 pessoas na minha sala. Mas, no dia 08/10/22, depois de dois anos de pandemia e isolamento, teremos Showcaldo novamente, lá no Demotape, com 7 bandas, inclusive uma de São Paulo. A galera tá seca para ir ao showcaldo, então vai ser fodástico, fuzzado, lamacento e divertido, como sempre. Ah! Os ingressos estão disponíveis no Sympla e podem ser divido de 3 vezes de R$ 5.55... hahaha.


Sabazinho : A BLACK FEATHER KLAN vem se destacando na cena de BH, queria que comentasse sobre o processo de formação e a proposta inicial da banda:


Rubens : A BFK nasceu em 2011 e ensaiava no meu estúdio. Eu entrei depois, para segurar os baixos, pela afinidade com o estilo, aquela coisa fuzzada, suja, cheirando a Sabbath que a gente tanto gosta! Com o tempo, minhas raízes podres de anos tocando Death Metal e escutando coisas mais arrastada e brutais, levaram o BFK a ter uma sonoridade mais sombria, lenta e lodosa. E hoje a gente mescla aquele som fuzzado mais clássico com umas coisas mais sludge, doom e metal. Acho que a proposta é essa mesmo, os integrantes tem gostos muito variados e isso se reflete na sonoridade, o que deixa a gente bem à vontade para fazer o que gosta há mais de 11 anos. Isso deixa a coisa coesa e ajuda a manter a mesma formação.


Sabazinho : E como foi a repercussão dos trabalhos lançados pela BLACK FEATHER KLAN?


Rubens : O nosso primeiro trabalho, o Volume I, foi muito bem recebido, mesmo sendo mais uma demo, que uma superprodução de estúdio. O Volume I remete mais aos sons fuzzados clássicos com um riffs mais rápidos... a gente fazia a cópia artesanalmente, CD por CD, e chegava no show com uns 20, 30 pra trocar por cerveja! Sempre voltávamos bêbados e sem CDs, felizmente. Hoje, nem a gente tem CD, bebemos todos e quem tem é raridade... já rolou até proposta de relançamento, mas estamos focados em lançar um EP até o final do ano. O Volume II, CD que lançamos em 2019, é bem mais técnico e entrosado, gravado pelo mago André Cabelo, mixado e masterizado na Alemanha, pode-se dizer que ele é uma certeza de que estamos no caminho certo e que achamos o som que curtimos fazer.


Sabazinho : Nos últimos anos eu notei um aumento considerável de bandas de Stoner Metal, dessa nova geração, quais você destaca e recomenda no cenário nacional?


Rubens : Fazer som com velhas influências não é de agora, veja o Cathedral (Midnight Mountain), o Entombed (Wolverine Blues), mas, acredito que o acesso a coisas novas e diferentes fez com que nós, só agora, tivéssemos acesso a muitos sons e bandas que estavam escondidas.

Quando comecei a ir em show de metal, láaaa em meados dos anos 80, a gente dependia de alguém para emprestar um disco para gravar uma fita, ou passava fome para compra um LP ou tinha uns caras que tinham uma lista enorme de bandas underground e ele vendia a gravação! Novidade era MTV na tv a cabo, de algum brother mais endinheirado! Mas, hoje, que você tem acesso a tudo, é só chafurdar na lama dos sons fuzzados que pode ver bandas de cinquentões que só estão tendo a oportunidade de ter reconhecimento merecido agora, como por exemplo a YOB. Então, acredito que não é uma nova geração, mas uma geração que está tendo a oportunidade de mostrar o seu som para um público cada vez mais crescente, principalmente no meio underground! E, claro, tem uma moçada nova vindo junto, o que é ótimo, porque temos que ter renovação e aumentar o movimento!

Quanto às bandas, isso é bem delicado, porque fica parecendo injustiça, quando você não cita pela falta de memória uma ou outra... Então, eu vou só falar de banda que tem mulher, porque se tem algo que me enche de felicidade é saber que finalmente as meninas tem garantido cada vez mais espaço, não só as meninas, mas também uma galera que se libertou de preconceitos, tabus, conservadorismos e tornou o underground mais inclusivo. Então, recomendo ouvirem a nossa banda irmã Dirty Grave; a Slowner, a Giant Jellyfish; a The Evil; a Spiral Guru, a Cassandra, a Weedevil, a Duna, Brisa e Chama, a Umbilichaos e a Miners, sendo que essa última lançou um split com a gente. Um dia, vou produzir um show só com bandas que tem mulheres, vai ser fodástico!! Ah! Com certeza, esqueci várias, mas, sintam-se representadas pelas que citei, por favor.


Sabazinho : A BLACK FEATHER KLAN está confirmada no RISING METAL FEST dia 17 de setembro, qual a expectativa pra esse evento?


Rubens : Bem, as expectativas são as mais lamacentas, lodosas e arrastadas possíveis! Vamos com tudo, inclusive, um monstro lodoso, mostrar toda a fúria fuzzada que temos!

Será um show foda, mais uma vez!

Para gente, é muito gratificante voltar a tocar no Rising Metal Fest, ao lado da Inner Call e de bandas irmãs como a Double Cross, Barril de Pólvora e Drowned.


Sabazinho : Quais materiais da banda estarão à venda no RISING METAL FEST?


Sabazinho : Para quem for no show, vamos vender o nosso CD digipack, a um preço promocional de R$ 15,00. Isso é só para quem colar no show do dia 17!

Estamos aguardando a finalização da arte da capa do EP, para fazer novas camisas, então aguardem novas camisas no ano que vem. As camisas com a capa do Volume II, estão esgotadas, infelizmente.


Sabazinho : Muito obrigado pela entrevista, o espaço está aberto caso queira acrescentar algo:


Gostaria de falar para a galera colar nos shows e apoiar o movimento. Penso que, para que o movimento se fortaleça é preciso receber bem a moçada nova e respeitar o som de outras bandas, independente do estilo. Juntos somos mais fortes e só assim a gente consegue manter a chama acesa!

Obrigado pela oportunidade de falar um pouco sobre a gente e sugerir que escutem também a coletânea da Weedian, um dos maiores canais mundiais dessa vertente de música atualmente, que tem a BFK e outras bandas de Stoner/Doom/Sludge do Brasil, com o melhor do “som fuzzado"

https://weedian420.bandcamp.com/album/trip-to-brazil

Valeu Sabbazinho, esperamos ver todos vocês, dia 17/09, em Lafaiete!




SERVIÇO COMPLETO:


19º RISING METAL FEST


DROWNED - Thrash/Death Metal - Belo Horizonte/MG

INNER CALL - Heavy Metal - Salvador/BA

DOUBLE CROSS - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG

BARRIL DE PÓLVORA - Heavy Metal - Belo Horizonte/MG

BLACK FEATHER KLAN - Stoner Doom Metal - Belo Horizonte/MG


DATA: 17 De setembro de 2022 (Sábado)


HORÁRIO : 19 Horas

LOCAL: MILÊNIO – RUA DOUTOR VICTOR BHERING ,310 B, BAIRRO ANGÉLICA, CONSELHEIRO LAFAIETE/MG


CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS


INGRESSOS ANTECIPADOS: 30 REAIS, NA PORTARIA: 35 REAIS


PONTOS DE VENDAS: BAR DO BANHA - Praça Barão de Queluz ,150, ou via pix pelo telefone (31) 988833052












Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Produção de festivais em Conselheiro Lafaiete/MG
Excursões
Entrevistas
Coberturas
Notícias
Tudo dentro do universo Heavy Metal
 
 
bottom of page