ENTREVISTA : JACK LAG - Investindo no trabalho autoral e representando bem o Rock'n'Roll da
Formada em Ouro Branco por músicos de alto nível a banda JACK LAG é conhecida e admirada na região por apresentar um show energético que mistura clássicos do rock e músicas próprias. O trabalho autoral agora é a prioridade da banda que tem investido em composições e gravações. Merecidamente foram convidados para dividir o palco com Concreto e Eminence no próximo sábado em Lafaiete. Para saber mais sobre o atual momento da JACK LAG eu entrevistei o guitarrista Carlos Gustavo.
Sabazinho - Quando foi formada e qual a proposta musical da Jack Lag?
Carlos Gustavo - A Jack Lag foi formada em 2007, quando éramos bem moleques, e ainda com o nome de Jet Lag. No início nós tocávamos apenas covers, mas em 2010, surgiu, naturalmente, a ideia de fazermos músicas autorais juntando várias das nossas influências com uma identidade. Assim surgiram Dreamwalker e Sins are Lies, que foram muito bem recebidas. Depois de algumas idas e vindas e uma nova formação, chegamos a uma outra maturidade nas composições. O trabalho agora tem ficado ainda mais original e até as músicas antigas tem sido lapidadas. A proposta é fazer um som que gostamos, sem tentar encaixar em algum estilo ou músicas parecidas entre si. Todos da banda contribuem com ideias, riffs, letras e conceitos, o que deixa as composições bem diversas e interessantes do ponto de vista criativo.
Sabazinho - Há alguns anos atrás a nossa região (Ouro Branco, Congonhas e Lafaiete) tinha uma cena de Rock forte, com mais bandas, eventos e interesse do público. Em sua opinião, o que aconteceu para o enfraquecimento desse movimento?
Carlos Gustavo - É bem difícil constatar esse tipo de coisa sem generalizar. Mas é raro encontrar espaços na região que valorizem as bandas locais ao ponto de viabilizarem os projetos autorais delas. A música autoral ainda tem pouco prestígio com contratantes e o púbico é pouco exposto a esse tipo de ideia, o que é uma pena. Isso acaba desestimulando um pouco as bandas de se arriscarem a fazer algo diferente e acostumou o público a assistir covers, que acabam sendo meio parecidos em qualquer lugar do mundo. Nós mesmos tocamos covers, mas o mais legal sempre é apresentar nosso material próprio, nossa identidade. Acredito que a partir do momento que uma banda compilar um trabalho autoral diferenciado e consistente, vai chamar atenção do público (que sempre existiu, só precisa ser estimulado a participar) e dos contratantes. A partir disso a cena deve dar uma aquecida novamente.
Sabazinho - Atualmente a Jack Lag tem investido mais em composições próprias. Em quais formatos pretendem lançar e divulgar esse trabalho?
Carlos Gustavo - Estamos na fase final de preparação das músicas. Algumas surgiram em 2010, já foram lançadas. Outras tem surgido espontaneamente nas sessões de pré- produção. A ideia é lançarmos todo o material em um EP/CD nas plataformas digitais e em mídia física. Também estamos planejando um crowdfunding para viabilizar o projeto financeiramente e deixá-lo mais interessante.
Sabazinho - Em termos de estilo, como você define o som da Jack Lag?
Carlos Gustavo - É bem difícil definir o nosso som. São quase 10 anos escrevendo coisas juntos, então várias coisas da nossa sonoridade já surgem naturalmente. Acredito que seja uma grande fusão do hard rock, rock clássico com vertentes do heavy metal. Algumas pessoas, até da cena internacional, já falaram que nosso som é “Hard n´Heavy”. Acho que isso sintetiza bem a sonoridade das músicas atuais.
Sabazinho - A Jack Lag foi merecidamente convidada para participar do evento que ficou conhecido como “A noite mais pesada do ano” juntamente com Concreto e Eminence no próximo sábado em Lafaiete. Qual a expectativa e importância desse show na carreira da banda?
Carlos Gustavo - Ficamos muito felizes com o convite. Isso mostra a valorização do nosso trabalho autoral já lançado, das nossas apresentações ao vivo e confiança com as nossas composições. Isso já nos deixa bastante animados para o show. Será realmente um privilégio fazer parte de mais um evento em Lafaiete e nos aproximar do público da região, que sempre nos recebeu muito bem. O momento do convite foi perfeito, porque teremos espaço para mostrar nosso trabalho próprio para uma galera que valoriza esse tipo de som e que, com certeza, vai curtir bastante com a gente. A expectativa é grande, pois várias das músicas farão a estreia ao vivo, o que já torna o show especial para a história da Jack Lag. Além disso, será uma grande honra dividir o palco com Eminence e Concreto, duas bandas que curtimos muito e são super respeitadas na cena.
Sabazinho - Haverá algum material da banda à venda nesse show?
Carlos Gustavo - Teremos camisas da banda com o design do nosso grande amigo Lucas Veloz (@Velozobas e @askulladay).
Sabazinho - Muito obrigado pela entrevista. O espaço está aberto caso queira acrescentar algo e para suas considerações finais:
Carlos Gustavo - Gostaria de agradecer pelo espaço e pela oportunidade. É fundamental destacar a importância de eventos como “A noite mais pesada do ano”. A cena só vai crescer e se destacar à medida em que esses eventos se tornarem constantes na programação cultural da região. Valorizar as bandas e músicos locais é fundamental para mostrar que nossa região é musicalmente viva e que temos grandes talentos por aqui. Nós da Jack Lag ficamos muito felizes por fazermos parte disso, pelo convite e estamos muito animados para o show, que preparamos especialmente para o evento. Quem ainda não conhece nosso som, vai nos conhecer em um momento criativo bem interessante, e quem já conhece, vai ser apresentado a novidades bem legais que estamos trabalhando há algum tempo. Gostaria de aproveitar para chamar todo o pessoal para o evento e para seguir a banda no Facebook, YouTube e Instagram (@thejacklag), onde postamos novidades sobre os shows e nossas composições.
SERVIÇO COMPLETO :
A NOITE MAIS PESADA DO ANO !
EMINENCE – Belo Horizonte - Show de lançamento do novo EP intitulado Minds Apart.
O Ep foi gravado no Eminence Studios na cidade de Belo Horizonte e foi produzido pelo guitarrista Alan Wallace.
As mixagens foram feitas na Dinamarca pelo Produtor Tue Madsen no estúdio Antfarm e a masterização pelo renomado Ted Jensen no estúdio Sterling Sound.
A arte de capa foi feita pelo artista grego Viktor Koen, que já trabalhou com a banda no álbum The Stalker no ano de 2013.
Minds Apart está disponível no Spotify, Apple Music, Amazon Mp3, Itunes 7 Deezer.
CONCRETO – Belo Horizonte – Show de lançamento do novo EP Lama, que teve a bateria gravada pelo lendário Vinny Appice (Black Sabbath, Dio)
JACK LAG – Ouro Branco – Apresentando seu atual trabalho autoral
Data:16/12/17 (Sábado) Local: Milênio - Rua Doutor Victor Bhering, n°310 B ,Bairro Angélica, Conselheiro Lafaiete Horário: 21:00
Classificação: 18 anos Ingressos antecipados: 25 reais Ingressos na portaria do evento: 30 reais Postos de vendas: Conselheiro Lafaiete: Bar do Banha - Praça Barão De Queluz,150, centro Congonhas: 3G Games - Rua Padre Antônio Côrrea, 69, LJ 07, Quarteirão Açominas Ouro Branco: Taberna Do Rock - Av. Mariza De Souza Mendes, 1128, Pioneiros